Notícias
02.03.2009
IRPAA realiza 19° Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido entre 15 a 27 de março
Agricultores e agricultoras de todos os estados do Nordeste participam entre os dias 15 a 27 de março, na sede do IRPAA em Juazeiro-BA, de um importante curso sobre Convivência com o Semiárido. O evento denominado de Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido, acontece há 19 anos sempre no Centro de Treinamento da entidade localizado próximo ao bairro Jardim Primavera.
Durante este curso, os agricultores terão a oportunidade de discutir e compreender formas apropriadas para viabilizar uma produção agropecuária familiar segura conforme as condições do clima quente e seco do sertão. Poderão estudar a natureza no semiárido, os regimes de chuvas e os tipos de solos. Conhecerão as diversas formas de captação e uso da água, manejos corretos para aprimorar o criatório, além das formas ecológicas para o cultivo da roça familiar sem prejudicar o solo e a caatinga usando técnicas simples e conhecendo tipos de culturas que melhor se adaptam ao clima no sertão.
O curso oferece informações sobre o beneficiamento e comercialização de produtos típicos da agricultura familiar de forma justa e participativa, a partir da organização das comunidades rurais. Na programação, os participantes visitarão a Barragem de Sobradinho e o Centro de Pesquisa da Embrapa em Petrolina onde existem diversas experiências de tecnologias que viabilizam a Convivência com o Semiárido.
Os conteúdos serão ministrados pelos técnicos do IRPAA através de metodologia ligadas ao dia a dia dos agricultores. Os assuntos são vistos tanto em sala de aula como em demonstrações práticas, tudo de forma participativa valorizando a experiência dos participantes que discutem ainda o papel da educação voltada para a realidade do Semiárido e as politicas públicas que contemplam às necessidades reais do povo desta região
Ao final do curso, os participantes ligados a entidades populares de todo o Nordeste, levam não só as informações discutidas, como também, materiais didáticos e outras ferramentas para divulgarem e implementarem a Convivência com o Semiárido em suas regiões de origem.
Veja também
- 08.12.2011 Educação Contextualizada é alternativa para aproximar escola e comunidade
- 28.10.2011 Seminário Intermunicipal discute experiências significativas de Educação Contextualizada ao Semiárido
- 27.09.2011 II Seminário de Educação do campo reuniu experiências de diversos estados do país
- 21.09.2011 Ciclo de Estudos analisa proposta de Convivência com o Semiárido
- 02.07.2011 Docentes da Uneb lançam livro sobre Educação e Convivência com o Semiárido
- 06.06.2011 Irpaa incentiva escolas rurais a trabalharem conteúdos voltados para meio ambiente
- 18.04.2011 Educadores e educadoras do Semiárido se reúnem para produção de materiais paradidáticos
- 08.04.2011 Projeto Recaatingamento prevê elaboração de material paradidático
- 14.11.2010 Projeto Recaatingamento contribui com a formação de educadores e educadoras
- 25.10.2010 IRPAA realiza formação continuada de professores em Juazeiro
- 27.09.2010 IRPAA executa III Módulo de Capacitação do Programa Gente de Valor
- 12.07.2010 Agroecologia é tema de encontro na comunidade de São Bento
- 22.12.2009 Projeto implanta horta pedagógica em Curaçá
- 14.12.2009 IRPAA realiza formação em quinze municípios
- 07.10.2009 Formação para o Programa Gente de Valor
- 11.06.2009 Irpaa promove capacitação para estudantes de jornalismo
- 02.05.2009 IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido
- 30.03.2009 IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido
- 22.03.2009 Livro adequado à realidade do aluno ajuda a melhorar qualidade de ensino
- 26.02.2009 Seminário reúne professores e agricultores para discutirem a educação no semiárido
- 26.02.2009 Livro adequado à realidade do aluno ajuda a melhorar qualidade de ensino
- 01.12.2008 Livro demonstra como uma horta pode auxiliar no processo educacional no Semi-Árido
- 20.11.2008 Seminário Intermunicipal de Educadores do Semi-Árido reúne profissionais de 6 estados brasileiros
- 11.11.2008 Ex-estudantes da República do IRPAA participam de reencontro na Vargem da Cruz


