IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA participa do I° Colóquio sobre cisternas no Haiti

Crianças do haiti O I° Colóquio Nacional sobre “A Matriz Água no Meio Rural: Cisternas e Lagos em Colinas” realizado em fevereiro no Hotel Montana, Porto Príncipe, Haiti, reuniu um amplo leque de especialista de várias organizações não governamentais e organismos multilaterais com experiências práticas sobre captação e manejo de água de chuva. O evento, que contou com a participação de representantes do governo haitiano e brasileiro, teve como objetivo proporcionar o debate sobre as tecnologias de abastecimento de água no país.

 

Convidado para participar do Colóquio, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, IRPAA, aproveitou a oportunidade para apresentar a Cisterna de Tela e Cimento. A escolha deste modelo de captação de resultou de uma avaliação da equipe de técnicos e autoridades haitianas que visitaram o nordeste do Brasil no ano de 2007.

O Colóquio sobre a A Matriz Água no Meio Rural foi estruturado em palestras e grupos de trabalho, nos quais os profissionais apresentaram projetos implantados em seu país. Durante o encontro foram apresentadas experiências desenvolvidas em torno da captação, armazenamento e uso de água em cisternas e lagos artificiais na busca de proporcionar um efeito multiplicador das experiências bem sucedidas junto aos participantes e suas organizações.

As Cisterna de Tela e Cimento foi identificada pelos haitianos, entre outras tecnologias utilizadas no Brasil, como a que reúne características que melhor atendem as condições locais. O país apresenta regiões semiúmidas, com chuvas torrenciais durante oito meses do ano, ocorrência de furações, presença de solos em processo de acomodação, densidade demográfica elevada ( áreas periurbanas) e ocorrência de alagamentos freqüentes.

 

Tecnologia brasileira conquista Haiti

Essa tecnologia de construção de cisterna foi implantada no Haiti em 2007, dentro da Missão Tripartite Brasil/ Argentina/Haiti, que teve como responsáveis pela Missão Cisterna o IRPAA e a EMBRAPA- SEMI-ÁRIDO. Durante essa Missão Cisterna (2007 e 2008) foram construídas 10 sistemas de captação e armazenamento de água de chuva: cisterna de tela e cimento, dispositivo de eliminação das primeiras águas e bombas manuais. Das cisternas implantadas, quatro estão sendo usadas para produção de hortaliças e seis para uso humano: beber e preparar alimentos.

A Cisterna de Tela e Cimento foi apresentada no Colóquio como uma tecnologia brasileira. O modelo também foi apresentado por um representante da FAO no Haiti que implantou um projeto piloto de 30 Cisternas de Tela e Cimento, o mesmo citou uma série de vantagens comparativas com outros modelos já implantadas no país.

A experiência brasileira com o Programa Um Milhão de Cisternas-P1MC chamou a atenção e serviu de inspiração para lançamento de idéias para construção de um programa nacional de construção de cisternas no Haiti, tomando como exemplo o P1MC que está sendo implantado no Semiárido brasileiro.

O Colóquio foi de grande importância para aperfeiçoar o entendimento mútuo sobre as diretrizes de um Programa Nacional de construção de reservatórios de água para o consumo humano e para produção de alimentos. Além disso, se discutiu a importância de construir redes de cooperação entre o Governo, ONGs, e os organismos de cooperação internacional em torno da concepção e execução de projetos de desenvolvimento relacionado A Matriz Água no Meio Rural.

O dia 14/02 foi dedicado a visitação das famílias e escolas beneficiadas com as cisternas implantadas pela Missão Cisterna. Parte da comitiva e o vice- ministro brasileiro Crispim Moreira (MDS), o representante da (Articulação do Semi árido-ASA) João Amorim, Aderaldo Silva (EMBRAPA SEMI-ÁRIDO), Dário Nunes (IRPAA), dentre outras pessoas da Embaixada brasileira participaram das visitas.

 
*Contribuição Dário Nunes dos Santos (Biólogo/Especialista-IRPAA)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA participa do I° Colóquio sobre cisternas no Haiti

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005