Notícias
10.03.2009
Umbuzeiro é tema de programação especial na cidade de Juazeiro
Seus frutos são apreciados pelos mais exigentes paladares, suas raízes são capazes de armazenar água nos longos períodos de estiagem, a sombra alivia o calor provocado pelo sol intenso do semiárido, essas e outras inúmeras razões fazem do umbuzeiro uma árvore sagrada para o sertanejo e motivo de um evento comemorativo no próximo dia 27 de março, na cidade de Juazeiro, norte da Bahia.
O local escolhido não poderia ser mais sugestivo, a comunidade de Baixa dos Umbuzeiros, no distrito de Carnaíba do Sertão, localizado a 20 km da sede do município. A programação do evento terá inicio às 08:00 h da manhã com uma recepção para os mais de 400 convidados, estão sendo aguardados produtores, estudantes, técnicos, professores, pessoas interessadas no tema e a população da comunidade. Logo em seguida, os participantes serão encaminhados em turmas pelas cinco estações temáticas distribuídas ao longo do percurso do evento.
Em cada estação um tema diferenciado será abordado por profissionais especializados, como a “Importância ecológica, social, econômica e características fenológicas e geográficas do umbuzeiro”, “Propagação do Umbuzeiro”, “Enxertia do Umbuzeiro”, “Manejo e Enriquecimento da Caatinga com Umbuzeiros” e “Beneficiamento e Comercialização dos frutos do Umbuzeiro como alternativa de renda para famílias sertanejas”.
O evento está sendo realizado através de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada- IRPAA, Prefeitura Municipal de Juazeiro, CODEVASF, EMBRAPA, EBDA, Instituto de Pesquisa e Conservação da Caatinga, entre outros parceiros.
Acompanhe a Programação:
LOCAL: Comunidade de Baixa dos Umbuzeiros, Carnaíba do Sertão
DATA: 27 de março (sexta-feira)
NICIO: 08:00 h - TÉMINO 12:00 h
Estações Temáticas:
1ª Estação: Importância ecológica, social, econômica e características fenológicas e geográficas do umbuzeiro. Responsável: EBDA
2ª Estação: Propagação do Umbuzeiro. Responsável: UNEB
3ª Estação: Enxertia do Umbuzeiro: Responsável UNEB
4ª Estação: Manejo e Enriquecimento da Caatinga com Umbuzeiros: Responsável EMBRAPA
5ª Estação: Beneficiamento e Comercialização: Responsável IRPAA.
Veja também
- 30.11.2011 Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga
- 29.11.2011 Seminário que discutirá o “Valor da Caatinga em pé”começa nesta terça-feira em Juazeiro
- 25.11.2011 Cultivo de facheiro é garantia de alimento para animais da caatinga
- 21.11.2011 Inscrições abertas para o Seminário Recaatingamento: O Valor da Caatinga em pé
- 26.10.2011 Simpósio em Juazeiro debate mudanças climáticas e desertificação
- 24.10.2011 Denúncias de destruição e formas de preservação da Caatinga foram destaque na 24ª Romaria de Canudos
- 21.10.2011 24ª Romaria de Canudos acontece nesse fim de semana
- 29.09.2011 Recaatingamento do Semiárido já estava incluído nos “Preceitos do Padre Cícero”
- 25.09.2011 Comunidades de Canudos realizam Pré-Romarias
- 16.09.2011 Comunidades Fundo de Pasto vivenciam resultados do Recaatingamento
- 16.08.2011 Comunidades revertem a desertificação
- 05.07.2011 CRAD/UNIVASF apoia projeto Recaatingamento com doação de mudas
- 27.06.2011 Projeto Recaatingamento ajuda a combater desertificação no município de Canudos
- 23.06.2011 Fogueiras juninas: tradição que gera impactos ambientais exige novas formas de uso da lenha
- 21.06.2011 Palma: excelente forragem e alimento humano rico em vitaminas e sais minerais
- 14.06.2011 Agenda Ambiental contará com R$ 6 milhões da Caixa investidos na sustentabilidade na Caatinga
- 11.06.2011 Faveleira: importante forrageira da caatinga
- 08.06.2011 Animais ameaçados de extinção são encontrados em área do Recaatingamento
- 30.05.2011 Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas
- 09.05.2011 Começam os preparativos para a 24ª Romaria de Canudos
- 28.04.2011 Dia Nacional da Caatinga: dados mostram necessidade de preservação do Bioma
- 17.03.2011 Comunidade de Fartura se anima com o plantio de espécies da caatinga
- 11.02.2011 Projeto Recaatingamento: Comunidade de Curral Novo inicia plantio de mudas
- 22.02.2010 Comunidade rural participa de atividades de preservação do meio ambiente
- 19.01.2010 IRPAA promove ações de recuperação da caatinga
- 30.10.2009 Mineradoras destroem a Caatinga e desrespeitam as Comunidades
- 22.03.2009 Sétimo dia: De Adão Preto a Zé de Antero.


