IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Teatro, leitura e “contação” de histórias movimentam escolas no sertão baiano

Teatro, leitura e “contação” de histórias movimentam escolas no sertão baiano

Os desafios de tornar as salas de aulas um espaço de aprendizagem dinâmica e mais agradável, especialmente nas escolas multisseriadas do sertão é um assunto bastante discutido dentro da Proposta de Educação Contextualizada e voltada à realidade do Semiárido. Em algumas escolas dos municípios baianos de Curaçá, Canudos, Uauá, um projeto que utiliza: teatro, leituras e “contação” de histórias, propõem não só deixar as aulas mais dinâmicas e participativas, como também discutir a realidade da região de uma forma lúdica e diferente, proporcionando ainda melhorias no processo de aprendizagens dos alunos e alunas.

O projeto voltado para a valorização da criança e do adolescente no Semiárido é executado pelo Irpaa em parceria com os municípios e começa com uma série de capacitações denominada: Leitura - Contexto e Subjetividade, onde professores/as e gestores de educação experimentam dinâmicas de grupos, iniciação ao teatro popular e técnicas de “contação” de histórias.

A pedagoga do Irpaa, Graça Cavalcante, responsável por algumas capacitações, destaca a importância do trabalho de leituras, uma vez que essas escolas dispõem de um acervo de livros, cujos conteúdos retratam lendas e histórias ligadas a vida e os costumes do povo do sertão. Para a pedagoga, esses livros passam a ser melhor utilizados a partir da proposta deste projeto. Graça lembra ainda que a literatura e a “contação” de histórias ou mesmo o teatro são importantes instrumentos capazes de rediscutir questões ligadas a vida das pessoas e das comunidades do Semiárido. Com essas dinâmicas é possível de forma reflexiva abordar problemas históricos existentes na região e suas consequências. O trabalho permite ainda que outras leituras e compreensões sobre essa região sejam postas em discussão nas escolas, uma vez que no imaginário popular, as vezes reforçado pela educação, o sertão é um lugar visto basicamente a partir da seca e suas consequências. Para rediscutir essa e outras realidades, os recursos próprio da linguagem do teatro, da literatura, por exemplo, tornam-se excelentes aliados dos professores e alunos imbuídos na construção de uma nova forma de estudar e compreender a região.

 

 

 


 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Teatro, leitura e “contação” de histórias movimentam escolas no sertão baiano

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005