IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva

Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva

Foi aberta na noite do último dia 14 o 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva que acontece até o dia 17 (sexta-feira) no auditório do Fiep, em Campina Grande – PB. Uma média de 350 pessoas de todo o Semiárido e de outras regiões do país, além de representações internacionais, participam do evento que reúne pesquisadores, agricultores e agricultoras, organizações governamentais e da sociedade civil, estudantes.

Na abertura do evento, representantes de entidades organizadoras falaram sobre a importância do evento e deram as boas vindas aos participantes. João Gnadingler, representante da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC e do Irpaa, ambas realizadoras do 8º Simpósio, trouxe o histórico das demais edições do evento, relatando o surgimento do mesmo e os resultados provenientes das discussões. Ao final de sua fala, João afirmou a necessidade da captação de água de chuva ser uma prática em todas as regiões do Brasil, não apenas no Semiárido e nas áreas rurais.

Em seguida, o professor Francisco de Assis Filho, da Universidade Federal do Ceará, debateu o tema do evento “Aproveitamento de água de chuva em diferentes setores e escalas: desafio da gestão integrada”. Na apresentação, Assis Filho destacou o histórico das secas no Brasil e das leis voltadas para os recursos hídricos. Quanto ao desafio da gestão integrada, o professor menciona que é indispensável pensar a partir de pilares como a eficiência econômica e a justiça social, contemplando também uma gestão do ponto de vista dos componentes hídricos, dos aspectos quantitativos e qualitativos e das esferas do poder público.

A Conferência de abertura cumpriu o papel de abrir a discussão acerca da necessidade de pensar a gestão das águas tanto no meio rural quanto urbano, considerando os diversos fins: abastecimento das populações, agricultura, indústria, etc. “O foco é mostrar que é preciso ter um gerenciameto integrado; pensar a água da chuva, dos rios, dos poços, para uso de forma planejada nesses diversos setores” disse o acadêmico.

Considerar cada realidade, o capital social de cada região, seja em área rural ou urbana, é algo essencial nesse processo da gestão dos recursos hídricos no Brasil, apontam as discussões do Simpósio que segue com palestras, mini-cursos, apresentações de trabalhos e experiências e é aberto ao público em geral.

PClique aqui para saber mais detalhes sobre o evento.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005