IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores apresentam experiências de Convivência com o Semiárido em Simpósio na Paraíba

Agricultores apresentam experiências de Convivência com o Semiárido  em Simpósio na Paraíba

O último dia do 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva foi marcado pela apresentação de agricultores experimentadores que trouxeram para o público do evento diversas tecnologias e modos de Convivência com o Semiárido experimentados em suas propriedades.

Tecnologias de captação de água, manejo do solo, cerca viva, fizeram parte da esplanação feita pelos produtores Inácio Tota Marinho, da comunidade de Lajedo, em Timbaúba, Pernambuco e Luis Pereira, de Salgado, muicípio de Solânea, na Paraíba. Os agricultores Aprígio Neto, da comunidade de Icó, Curaçá, e Alcides Peixinho, de Ouricuri, em Uauá, na Bahia, também mostraram diversas experiências utilizadas, a exemplo da Bomba d'Água Popular, produção orgânica, manejo animal, armazenamento de alimentos e diversas tecnologias de captação de água da chuva.

“A seca é uma tristeza, mas a política é uma vergonha”, disse Seu Aprígio Neto ao iniciar sua apresentação. Para ele, existem muitas formas de conviver com a região e mostra como isso é possível tomando por base a experiência que desenvolve junto com sua família com o acompanhamento do Irpaa.

No debate, ao serem questionados sobre como estão lidando com a estiagem em suas regiões, produtores se posicionaram: “Deus deixou a seca para a gente descansar, a gente faz nossa parte, mas precisamos contar com o poder público”, respondeu Seu Alcides Peixinho cobrando políticas públicas que possibilitem a convivência com os fenômenos naturais. O produtor Inácio Marinho, aposta na capacitação como principal forma de desenolvimento destas experiências e lembra que a tecnologia da barragem subterrânea foi implantada em sua região a partir de intercâmbio feito na propriedade de Seu Alcides, em Uauá em 1999.

No encerramento das apresentações foi sugerido que nas próximas edições do Simpósio estas experiências sejam mais valorizadas, considerando a importância de debater com quem experimenta na prática as pesquisas, além de incluir a apresentação de mulheres agricultoras que tem significativa participação na atividade cotidiana da Convivência com o Semiárido nas comunidades rurais.

Encerramento

Simultaneo a apresentação dos agricultores experimentadores aconteceu a mesa de discussão sobre a captação de água de chuva para uso na indústria e em seguida o evento foi encerrado com a fala do coordenador geral do 8º Simpósio, Salomão Medeiros, do INSA.

Dentre as recomendações finais do evento, estão citadas: a continuidade de Programas como o P1MC e P1+2 com recursos dos governos; o uso de materiais adequados para construção de cisternas, com a preocupação de garantir a sustentabilidade ambiental e econômica; a obrigatoriedade da construção de sistemas de captação de água de chuva em obras públicas como escolas, universidades, hospitais, etc; a preocupação com o saneamento básico também para a as comunidades rurais e que a água residuária seja tratada e reutilizada, por exemplo, na irrigação.

O 9º Simpósio acontecerá em Feira de Santana – BA, em 2014.

 

Leia outras notícias do evento:

MDS, ASA e academia debatem gestão da água de chuva no meio rural

Para área rural “só vejo essa tecnologia: trabalhar com agua de chuva”, diz Diretor da ANA

Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores apresentam experiências de Convivência com o Semiárido em Simpósio na Paraíba

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005