IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Capacitação orienta agricultores/as a utilizarem água da chuva para produção de alimentos no Semiárido

Capacitação orienta agricultores/as a utilizarem  água  da chuva  para produção de alimentos no Semiárido

O Irpaa está realizando uma série de capacitações sobre o uso econômico da água de chuva para produção de alimentos no Semiárido, onde agricultores/as compreendem técnicas de irrigação e uso da água para dessedentação animal de modo eficiente.

Uma dessas capacitações aconteceu esta semana em Sobradinho com 32 agricultores da zona rural de Tataui, Santa Rita e Santa Tereza. O curso é denominado Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), cujo objetivo é orientar e conscientizar as/os agricultores/as a utilizarem água da chuva na irrigação de plantios orgânicos. Dessa forma facilitando o cultivo de hortaliças e verduras principalmente no período de estiagem.

A atividade é mais uma das atuações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que é executado através do Irpaa. Essas ações educativas estão sendo implantadas nos municípios de Curaçá, Canudos e Sobradinho no norte da Bahia. Na próxima fase do projeto agricultores/as de Macururé também receberão a capacitação.

A formação atende principalmente lavradores e lavradoras que já possuem água para consumo da família. No GAPA são transmitidas informações de como calcular a quantidade necessária de água para molhar as plantações e saciar a sede dos animais, dentre outras formas de gerenciamento de recursos hídricos. As orientações serão muito úteis para as/os agricultores/as que em breve serão contemplados/as com cisternas-calçadão, que tem a capacidade de guardar 52 mil litros de água da chuva usados na produção de hortaliças, frutas e verduras.

Segundo o técnico em agropecuária do Irpaa, Denis Viera, o gerenciamento correto da água coletada das chuvas no decorrer do ano, garante um estoque satisfatório da mesma, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as famílias agricultoras contempladas com este programa.

 


 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Capacitação orienta agricultores/as a utilizarem água da chuva para produção de alimentos no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005