IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Sertão do São Francisco elege delegação que vai representar a região no VIII EnconASA

Sertão do São Francisco elege delegação que vai representar a região no VIII EnconASA

Na última terça-feira (21), aconteceu em Juazeiro um encontro entre representantes da Sajuc, Sasop, Irpaa, sindicatos e agricultores/as dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Juazeiro, Curaçá e Canudos, para escolher as/os delegados/as que vão representar a região no VIII Encontro Nacional da Articulação no Semiárido Brasileiro (EnconASA). Foram escolhidos seis delegados/as para representar as entidades e seis representando as/os agricultores/as da região do Semiárido do Vale São Francisco.

O EnconASA é um evento de caráter político, realizado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com o objetivo de discutir e avaliar políticas públicas nas regiões do Semiárido, fortalecer e proporcionar a troca de experiências dos/das agricultores/as na Convivência com o Semiárido e propor novas ações para facilitar o acesso a água e terra na região.

Na reunião também foi discutido como cada organização/entidades vem trabalhando para conviver com o semiárido, principalmente nos períodos de estiagem, quais são suas dificuldades e estratégias traçadas para uma boa convivência na região. Esses problemas são visualizados em diversos segmentos, como a escassez de água no período de estiagem, a diminuição de produção de hortaliças, ausência de técnicos disponíveis para elaborar projetos e os entraves burocráticos na construção de cisternas, entre outros.

Apesar das dificuldades apontadas pelos participantes do encontro, foi relatado que ações como as novas tecnologias para captação de água, capacitações dos membros das comunidades, as experiências de produção familiar e outras atuações vem ajudando amenizar os impactos sofridos no período de seca. O agricultor Afonso Almeida, fala que é importante participar de encontros e treinamentos que abordam novas técnicas de convivências com a região e que esses aprendizados possam ser repassados e vivenciados em cada comunidade.

Proposições

Os Agricultores/as e entidades demostraram a necessidade de promover mais encontros para avaliar e construir novas perspectivas da Convivência com o Semiárido. Cicero Felix, representante do Irpaa, defendeu a necessidade de construir planos de ações, que perpetue ao longo prazo, visualizando os próximos períodos de seca na região.

Márcia Maria Muniz, do SASOP, ressalta a importância de uma maior mobilização da articulação das entidades atuantes no Território Sertão do São Francisco, e enxerga que essas entidades são “fundamentais para reorientar as ações, fortalecer e proporcionar maior visibilidade às experiências familiares, além de apresentar ao Estado as demandas e deficiências identificadas na convivência com Semiárido”.

Durante as explanações, foi diagnosticada a necessidade da delegação levar as inquietações abordadas na reunião para o encontro Estadual, que vai ocorrer em Feira de Santana e posteriormente no VIII EnconASA que vai acontecer em novembro em Januária, Minas Gerais.


.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sertão do São Francisco elege delegação que vai representar a região no VIII EnconASA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005