IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Camponeses realizam marcha e ocupam obra da transposição

Camponeses realizam marcha e ocupam obra da transposição

Os trabalhadores denunciaram as violações de direitos humanos cometidas nas grandes obras de desenvolvimento


Cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras rurais, apoiados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizaram uma marcha pelas obras do eixo leste da Transposição do Rio São Francisco, no município de Sertânia, em Pernambuco, na manhã do domingo (19/08).

A mobilização reuniu camponeses e camponesas de diversas áreas de assentamento e acampamento do sertão, além de várias famílias que sofreram ou estão sofrendo os impactos da implementação de grandes projetos de desenvolvimento na região.

O principal objetivo da ação foi denunciar uma série de violações de direitos que o conjunto destas famílias camponesas que vivem no sertão do estado vem sofrendo. “Os trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, assentados, acampados e atingidos pelos Grandes Projetos no sertão mostram que estão mobilizados e reivindicam por Reforma Agrária, pelo acesso à água, à terra, à produção e à comercialização, à assistência técnica de qualidade e todos os direitos que lhe estão sendo negados”, afirma o agente pastoral da CPT, Denis Venceslau.

Um documento contento uma ampla pauta de reivindicações foi elaborado em conjunto com as famílias mobilizadas. Entre os pontos reivindicados estão: vistoria dos acampamentos; regularização do fornecimento de cestas básicas; lonas para os acampados; imissão de posse para quatro áreas; cadastro das famílias acampadas na relação dos beneficiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e acesso ao crédito inicial do órgão; inclusão das famílias no crédito estiagem, além de outras linhas de crédito; e implantação de estrutura hídrica nos assentamentos.

A Comissão Pastoral da Terra, que acompanha os trabalhadores e trabalhadoras rurais, também divulgou nota em solidariedade às famílias. A mobilização foi encerrada na parte da tarde, com todos os trabalhadores e trabalhadoras ocupando um trecho das obras da transposição.

Texto: Brasil de Fato

Foto: CPT


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Camponeses realizam marcha e ocupam obra da transposição

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005