IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Carta do VIII EnconASA reafirma a necessidade de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido

Carta do VIII EnconASA reafirma a necessidade de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido

Com o lema “É no Semiárido é que a vida pulsa! É no Semiárido é que o povo resiste! ”, o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA), que acontece a cada dois anos, realizou diversas atividades e discussões que contribuíram para o conteúdo da Carta Política do encontro, a qual foi lida no último dia do evento e será encaminhada para a presidente Dilma Rousseff e governantes dos estados e municípios da região semiárida.

Intitulado Trajetórias de luta, resistência e conquistas para a superação da pobreza e construção da cidadania no Semiárido, o documento destaca aspectos relevantes para a construção de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, 10 pontos são elencados para sinalizar os rumos que a ASA quer seguir e os
compromissos que devem ser assumidos após os 13 anos de caminhada.

Dentre os pontos, “a democratização do acesso a terra e a garantia dos direitos territoriais das diversas populações e identidades do Semiárido é condição determinante para o enfrentamento estrutural das desigualdades históricas que marcam a região”. Além disso, a ampliação dos Programas P1+2 e P1MC, a segurança hídrica, a segurança e soberania alimentar e nutricional , a implementação das ações propostas no ATLAS NORDESTE da Agência Nacional de Águas (ANA), uma política de ATER voltada ao fortalecimento da agricultura familiar camponesa, a comunicação como direito dos povos do Semiárido, destacam-se também como passos que levarão à Política Nacional de Convivência com o Semiárido, uma construção que deve ter como atores sociedade e Estado.

Um dos trechos da Carta reafirma que o projeto político da ASA existe “em contraposição ao projeto centralizador e hegemônico do capitalismo e, neste contexto, buscamos fortalecer o protagonismo de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais”. Assim, a articulação aposta “em soluções descentralizadas que atendam diretamente às famílias e as comunidades do Semiárido brasileiro na perspectiva da garantia de seus direitos”.

Durante o VIII EnconASA, que aconteceu em Januária – MG entre os dias 19 e 23 de novembro, foi feito também o lançamento da nova logomarca da ASA (foto). O próximo estado a sediar o encontro, em 2014, será o Rio Grande do Norte.

Baixe aqui a Carta Política na íntegra
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Carta do VIII EnconASA reafirma a necessidade de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005