IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juventude dos Territórios Sertão do São Francisco e Itaparica debatem Identidade, Cidadania e Políticas Públicas em Seminário

Juventude dos Territórios Sertão do São Francisco e Itaparica debatem Identidade, Cidadania e Políticas Públicas em Seminário

Diversos temas ligados à realidade das/dos jovens dos Territórios Sertão do São Francisco e Território de Itaparica estão sendo discutidos no I Seminário Interterritorial de Juventude que acontece nesses dias 01e 02 de março no Campus III da UNEB, em Juazeiro, e traz como tema “Juventude, Cidadania e Identidade Territorial”.

Na abertura do evento, uma performance do artista Wellington Monteclaro provocou o público a refletir sobre o movimento antropofágico, evidenciando o poder da mídia na formação da juventude. Talvez instigados pela intervenção artística, o debate após a primeira mesa do evento trouxe reflexões importantes acerca da relação entre os meios de comunicação, a cultura e a ausência de políticas públicas eficazes para a juventude.

A primeira mesa foi composta pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Juremar Oliveira, o assessor especial do Ministro Pepe Vargas/MDA, Jerônimo Rodrigues e o coordenador Geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu) que trouxeram contribuições acerca das conquistas do segmento jovem no âmbito dos programas governamentais, da luta popular e também os problemas atuais que afetam diretamente a juventude dos Territórios de Identidade da Bahia.

No período da tarde os temas Juventude e o Mundo do Trabalho, Juventude e Violência, Juventude e Movimentos Sociais, Juventude, Saúde e Sexualidade, e Juventude e Mídia foram o fios condutores do debate em plenária, temas estes que serão aprofundados em oficinas pensadas também para gerar encaminhamentos.

No final do seminário, cada Território irá compor sua Câmara Temática de Juventude, com o propósito de fortalecer a participação juvenil nos processos de construção e acompanhamento das Políticas Públicas viabilizadas pela lógica do Desenvolvimento Territorial.

Durante todo o evento, as discussões, especialmente aspectos levantados pelos jovens, chamaram atenção para o papel dos governos, dos poderes judiciário, legislativo e também dos movimentos sociais no tratamento das questões ligadas à realidade da juventude que encontra-se com poucas oportunidades de crescimento.

Foi feita também uma explanação sobre o Território enquanto espaço de articulação política e como o mesmo encontra-se organizado. Participam do evento aproximadamente 100 jovens ligados/as aos movimentos sociais, pastorais, ONG's, sindicatos, universidades, fóruns, entre outras organizações dos Territórios de Identidade Sertão do São Francisco e Itaparica. O Seminário é organizado pelo Colegiado dos dois Territórios.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juventude dos Territórios Sertão do São Francisco e Itaparica debatem Identidade, Cidadania e Políticas Públicas em Seminário

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005