IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

Aconteceu no último dia 28 a Aula Inaugural da segunda turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas - DCH III da Universidade do Estado da Bahia - Uneb - Campus Juazeiro.

Na ocasião, representantes do DCH, Resab (Rede de Educação do Semiárido Brasileiro), Irpaa, Adac (Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária), Direc 15 (Diretoria Regional da Educação), além da coordenação do curso, falaram da importância de mais uma turma de estudantes estarem tendo a oportunidade de usufruir de um curso sobre este tema, considerando a diversidade de origens das/dos estudantes e a função de multiplicadores que terão a partir de agora. Lucineide Araújo, Coordenadora Institucional do Irpaa, destacou o acesso a um curso com esta temática no ensino público, presencial, em um momento em que a educação à distância cresce no ensino superior.

Além das/dos estudantes selecionados/as, egressos/as da primeira turma também prestigiaram a aula e registraram a satisfação: "Esse curso é libertador, abre a visão. Podemos ver a nossa história que nos foi negada na educação básica", relatou a ex-aluna Roseane Sena.

Com carga horária de 390 horas-aula distribuídas em 12 meses, o curso é parte de um processo de construção das ações do Projeto de Extensão Reflexões dos Referenciais Teórico-práticos da Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro nos Campi da Uneb e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro (Nepec-Sab) e das articulações da Resab, com apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Objetivos e Perspectivas

A grade curricular do curso tem a intenção de qualificar educadores/as, contribuindo com a construção de uma compreensão da educação nas suas múltiplas implicações sociais, políticas, econômicas, políticas, ambientais e culturais na região, de forma a serem capazes de construir práticas educativas pedagógicas contextualizadas. "Construir conhecimento e disseminá-lo, esse conhecimento precisa chegar às pessoas para transformar a realidade, pois construir um desenvolvimento sustenttável passa também pelo conhecimento. A missão desse curso também é difundir isso", afirmou Lucineide Araújo que també ministra uma disciplina no curso.

De acordo com o coordenador da pós-Graduação, Edmerson Reis, avanços como eventos anuais, publicações eletrônicas e impressas, visitas técnicas, tem sido constante e contribuem para o fortalecimento da Educação Contextualizada ao Semiárido. Uma novidade é que será analisado neste mês de março o projeto de mestrado acadêmico em Educação, Cultura e Territórios Culturais Semiáridos (Capes/Mec).


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005