IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido planeja ações

Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido planeja ações

Na manhã desta quarta-feira (20), 32 parlamentares participaram da reunião no Rapport Hotel em Juazeiro para planejar a organização, gestão, linhas e plano de ação da Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido. Representantes de sete cidades estiveram presentes: Canudos, Curaçá, Jaguarari, Juazeiro, Remanso, Sobradinho e Uauá.

Inicialmente, o palestrante convidado, engenheiro agrônomo, pesquisador e idealizador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Harald Shistek, falou sobre as características do semiárido brasileiro, os acontecimentos marcantes nas grandes secas, o mapa da fome e da sede na região, as tecnologias apropriadas para armazenar água, o beneficiamento das frutas nativas e a agricultura familiar. Ele explica que as secas são previsíveis e acontecem a cada 26 anos, porém esta última demorou a ocorrer, certamente, por conta da ação humana.

Já a palestrante, educadora e pedagoga Ivânia Freitas relatou sobre a interferência da educação na produção de sujeitos conscientes e destacou a necessidade do envolvimento da escola com as comunidades. “A escola que a educação contextualizada defende é preocupada com a formação dos sujeitos, na sua integralidade, uma escola que supere a visão de fragmentação, que fragmenta o sujeito, o olhar. Se reparte tanto que a gente não consegue fazer a conexão entre as partes. Por não compreender o todo, a capacidade de alterar a realidade fica reduzida”, explica.

Após a contextualização, os participantes constituíram dois grupos de trabalho. Na apresentação dos resultados, ficou definido que a Frente se instituirá como Fórum Parlamentar e terá uma coordenação composta por quatro edis (um coordenador, um secretário e dois articuladores) e uma comissão de formalização, formada por um representante de cada município, para sistematizar as intencionalidades da gestão. A próxima reunião da comissão acontecerá quarta-feira (27).

Em seguida serão formadas comissões temáticas (saúde, educação, produção, infraestrutura) e elaboradas as leis municipais específicas sobre a convivência e que priorizem a educação contextualizada. Será encaminhado também ao governador documentos com propostas de ações emergenciais (perfuração de poços, distribuição de sementes, fortalecimento das linhas de crédito, armazenamento, estoque e transporte).

Nas linhas de ação serão priorizadas a educação contextualizada, o fortalecimento institucional das organizações para propiciar a participação cidadã e a elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazo para o planejamento.

 

Título Original: Vereadores da Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido se reunem em Juazeiro

Texto: AsCom Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido planeja ações

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005