IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

SEDUC e IRPAA assinam convênio para proposta de Educação Contextualizada

SEDUC e IRPAA assinam convênio para proposta de Educação Contextualizada

A secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro assinou na última semana convênio com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) para realização de assessoria na finalização da proposta de Educação Contextualizada – referente às questões ligadas à Convivência com o Semiárido – para as escolas da Rede Municipal de Ensino. A parceria consiste na realização de formações continuadas para os profissionais da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ), que serão os multiplicadores do projeto junto aos professores. O primeiro encontro já acontece na próxima segunda-feira (25), durante todo o dia no espaço da EFEJ.

O trabalho será conduzido dentro de uma metodologia participativa pautada no princípio de construção dos saberes, buscando levar em consideração a dinâmica específica local. Para tal finalidade, serão realizados cinco encontros formativos de oito horas cada.

De acordo com a Diretora de Valorização do Professor e Formação Continuada do município, Luzanilde Aguiar, a parceria consolida o anseio do prefeito Isaac Carvalho de trabalhar a intersetorialidade, já que o IRPAA estará dialogando não só com a SEDUC, mas também com todas as secretarias do governo na perspectiva da Convivência com o Semiárido. O convênio começou a ser pensado na primeira visita do prefeito à entidade, que aconteceu em dezembro do ano passado, quando o gestor municipal ressaltou a importância do aprofundamento dessas discussões.

Educação Contextualizada

A proposta da Educação Contextualizada para CSA sugere que se faça um recorte nas discussões propostas pelos programas comuns, colocando em foco a conjuntura de vida em que as escolas estão inseridas, para que seja possível otimizar o processo de ensino/aprendizagem. Na Rede Pública Municipal de Juazeiro o objetivo é contribuir com a construção de conhecimentos e saberes necessários que qualifiquem a prática dos formadores, a fim de que estes possam intervir e modificar a sua realidade e a dos educadores do município, fazendo com que os alunos possam ter uma experiência inovadora dentro da educação. 

Texto: Anna Monteiro / SEDUC


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

SEDUC e IRPAA assinam convênio para proposta de Educação Contextualizada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005