IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Parceria em Juazeiro valoriza Educação Contextualizada ao Semiárido

Parceria em Juazeiro valoriza Educação Contextualizada ao Semiárido

A partir de um convênio entre o Irpaa e a Secretária de Educação e Esporte de Juazeiro, a equipe da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ) deu inicio na última segunda-feira (25) ao primeiro encontro de educadores/as, numa perspectiva da educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido no município de Juazeiro.

Durante todo o dia as/os participantes debateram junto com a equipe do Irpaa conteúdos relacionados com a história da educação no Brasil, a construção da identidade, a relação educação e sociedade, educação voltada para o campo, entre outros temas que levam à reflexão acerca do modelo de educação que se tem hoje nas escolas e o que se pretende construir a partir da contextualização.

Segundo a pedagoga e colaboradora do Irpaa, Edineuza Souza, o município de Juazeiro vem a quatro anos promovendo a educação contextualizada em momentos pontuais nas escolas da região, porém surgiu a necessidade de trabalhar as/os educadores/as para efetivar esta prática. O Encontro também vai auxiliar na construção das diretrizes de educação contextualizada para o município, “são diretrizes a partir de um diálogo com educadores, pensando o Semiárido, como Juazeiro está dentro desse contexto, considerando a cultura, a identidade”, ressaltou Edineuza.

O grupo de formadores/as da EFEJ vão receber cinco formações da equipe do Irpaa até dezembro deste ano e repassar para as/os gestores e gestoras escolares, coordenadores/as e educadores/as do município. Para Carliane de Oliveira Silva, supervisora de formação continuada, trabalhar educação contextualizada é “dar um significado, dar vida as informações que circulam no ambiente escolar e o professor precisa pensar o porquê trabalhar a educação contextualizada.”

Contribuições do Irpaa


A partir do entendimento de que o professor deve considerar a realidade da região das/dos estudantes, o Irpaa vem ao longo do tempo trabalhando com a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, desenvolvendo ações principalmente em todo o Território Sertão do São Francisco, na Bahia.

A educação escolar, nesse sentido, vem sofrendo uma transformação, onde a geografia, o clima, as crenças, os valores culturais e sociais dos/das estudantes e da comunidade na qual estão inseridos/as são fatores considerados de suma importância para a construção do currículo escolar.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Parceria em Juazeiro valoriza Educação Contextualizada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005