IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Caatinga é cenário para espetáculo sacro no distrito de Pinhões em Juazeiro

Caatinga é cenário para espetáculo sacro no distrito de Pinhões em Juazeiro

É no povoado de Malhada da Areia, distrito de Pinhões, a 54 Km de Juazeiro, que há dez anos um grupo de artistas da comunidade realiza o Espetáculo Sacro Paixão de Cristo. Por iniciativa de um grupo de jovens (Juvens) e da associação comunitária (Acarcos), o espetáculo é apresentado todos os anos na noite da sexta-feira santa.

Este ano, o dia 29 vem sendo esperado com muita expectativa por parte do elenco e produção, da comunidade que contribui com a realização do trabalho, do público que já prestigia todos os anos e por diversas pessoas que este ano vão assistir pela primeira vez. “Tivemos a possibilidade de trabalhar com mais cenário natural que traz uma beleza muito grande ao espetáculo. Além disso, trazemos um aspecto regional muito interessante que é a narração da cena feita por cordelistas. Existem muitas novidades na encenação, esperamos que as pessoas fiquem satisfeitas com o que verão”, adianta o diretor do espetáculo Maurício Moisés.

Nestes últimos ensaios, realizados nas noites de sábado, o grupo supera o sono, o escuro e o frio da madrugada e trabalha cada detalhe das cenas com o intuito de aperfeiçoar a apresentação. Para chegar até o local onde o espetáculo acontece muitos jovens, adultos, crianças e até pessoas de idade se deslocam dos povoados vizinhos e sempre com muita disposição e entusiasmo. Para um dos organizadores e ator, Rogério Leite, da comunidade de Lagoa das Pedras, a integração e envolvimento da comunidade é o diferencial deste trabalho que se mantém devido à força de vontade. Rogério, que este ano faz o papel de Judas e João Batista, diz que o grupo enfrenta muitas dificuldades, mas busca superar: “tem muito custo, muito trabalho, tem o deslocamento dos nossos atores, então a gente precisa contar com muito apoio”.

Cenário

Todo o espetáculo é apresentado em um cenário natural bem aproveitado pelo grupo. A cada ano, um novo local é inserido no roteiro, seja um serrote, pedras, lajedos, uma árvore, etc. A Caatinga está em evidência do início ao fim, compondo assim uma obra de arte contextualizada à realidade da região.

Uma estrutura de som e iluminação é montada para garantir ao público compreender toda a história de Jesus, seus ensinamentos, mostrados a partir da ousadia de um grupo que apostou no teatro como forma de evangelização e de envolvimento da juventude com a arte, com o trabalho coletivo, o afastamento das drogas ilícitas que hoje já se expandiu também no meio rural.

Geisa Pereira, atriz que interpreta Maria Madalena, diz que a vontade de manter esta tradição, a alegria de realizar o espetáculo para a comunidade onde nasceu, onde tem parentes é a motivação principal e garante que este ano será um espetáculo diferenciado. “O público pode esperar um espetáculo muito bonito, com muitas modificações que incrementaram e facilitaram o entendimento, e com a emoção que há anos conquista nosso público”.

Serviço:

Espetáculo Sacro Paixão de Cristo

Onde: Povoado de Malhada da Areia – Distrito de Pinhões – Juazeiro/BA

Quando: Dia 29 de março (sexta-feira da paixão), a partir das 20h.

Organização: Grupo JUVENS (Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor) e ACARCOS (Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM). 

AsCom Paixão de Cristo Malhada da Areia


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Caatinga é cenário para espetáculo sacro no distrito de Pinhões em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005