IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Movimentos sociais entregam documento "Diretrizes de Convivência com o Semiárido" à presidente Dilma Rousseff

Movimentos sociais entregam documento

Representantes dos movimentos sociais como ASA, Fetape, CUT e MST aproveitaram a passagem da presidente Dilma Rousseff ao Recife-PE, nesta segunda-feira (25), para entregar o documento “Diretrizes para a convivência com o Semiárido – Uma contribuição da sociedade civil para a construção de políticas públicas”, lançado na semana passada. A presidente participou da inauguração, juntamente com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, no município de Serra Talhada.

“A visita da Presidenta em Serra Talhada foi uma oportunidade para mostrar o que temos vivenciado na região, momento em que estamos atravessando a pior seca dos últimos 50 anos. Na ocasião, colocamos para a presidenta a nossa preocupação com a distribuição de cisternas de polietileno e reforçamos a importância de fortalecer as ações de convivência com o semiárido brasileiro.”, afirmou Neilda Pereira, coordenadora executiva da Articulação Semiárido pelo estado de Pernambuco (ASA/PE).

O trecho da adutora entregue tem 118 quilômetros de extensão e custou R$ 198 milhões. O projeto prevê, ao todo, 598 km, com investimentos de R$ 547 milhões, captando água do rio São Francisco para atender cerca de 400 mil pessoas de 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba.

“Uma obra como essa [Adutora do Pajeú] não podia estar prevista [para terminar] daqui a dez anos. Só temos dificuldade com a seca porque o que estamos fazendo hoje deveria ter sido feito há um século”, disse a presidenta.

Documento - Este documento contempla dez eixos que servirão para subsidiar na construção de políticas públicas que, de maneira efetiva, coloquem o Semiárido num patamar de desenvolvimento sustentável, reconhecendo suas potencialidades. São eles: organização, gestão e financiamento; tecnologias sociais; fortalecimento da infraestrutura hídrica e saneamento; reforma agrária e regularização fundiária; política agrícola; assistência técnica e extensão rural; educação contextualizada; soberania e segurança alimentar e nutricional; meio ambiente; e povos e culturas. Veja o documento completo aqui.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Movimentos sociais entregam documento "Diretrizes de Convivência com o Semiárido" à presidente Dilma Rousseff

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005