IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Sociedade participa de Plenária para reformulação do Colegiado Territorial Sertão do São Francisco

Sociedade participa de Plenária para reformulação do Colegiado Territorial Sertão do São Francisco

Acontece nestes dias 02 e 03 de abril, no auditório da Codevasf, em Juazeiro, mais um encontro do Fórum do Território Sertão do São Francisco - TSSF. Com a participação de mais de 100 pessoas representantes de organizações civis, prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos públicos dos dez municípios que fazem parte do Sertão do São Francisco, o encontro tem como um dos objetivos a reformulação do Colegiado do Fórum.

A mesa de abertura, que trouxe falas voltadas para os principais desafios para o desenvolvimento da política territorial, contou com a participação do prefeito de Sobradinho - presidente do Consórcio do Território Sertão do São Francisco (Contesf), de um dos vereadores membros da Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido, do Coordenador Geral do Irpaa, do Superintendente da Codevasf, além dos prefeitos dos municípios de Canudos e Curaçá. Questões relativas aos programas sociais do governo, às problemáticas pautadas pelos movimentos sociais, à necessidade de fortalecimento do Fórum como espaço de articulação de ações para os municípios e a consolidação da Convivência com o Semiárido foram temas pontuados pelos integrantes da mesa.

Em seguida, o articulador territorial, Ângelo Neri, relatou o processo de mobilização das entidades nos municípios, tanto da sociedade civil quanto do poder público. Segundo Ângelo, essas reuniões cumpriram o objetivo de apresentar o papel e a forma de organização do Território, bem como trataram da necessidade da sociedade acompanhar as políticas de governo que vem sendo implantadas na região. Em todos os municípios foram colocadas questões referentes à Seca, o que resultou na iniciativa do Fórum pensar em um momento específico para esta discussão no segundo dia do encontro.

Após aproximadamente 03 anos de existência do Fórum, percebeu-se a necessidade de rever sua composição. Muitas organizações que faziam parte já não estão participando, por isso esse encontro tem a finalidade de "compor um colegiado mais forte, mais dinâmico, que possa atuar de forma mais decisiva com relação a proposição de políticas e também no acompnhamento e gestão das políticas públicas que estão acontecendo nesses municípios" explica Ângelo.

Trabalhos em grupo seguindo a divisão por microrregiões do Território estão na programação com o intuito de avaliar o funcionamento do TSSF (Fórum, Núcleo Diretivo, Câmara Temática). Por fim serão definidas as instituições que farão parte do Colegiado e, após discussão, encaminhadas as prioridades para os próximos anos.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sociedade participa de Plenária para reformulação do Colegiado Territorial Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005