IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Entidades do Projeto Mais Água fazem intercâmbio em Curaçá

Entidades do Projeto Mais Água fazem intercâmbio em Curaçá

Uma equipe formada por representantes de entidades que executam o Projeto Mais Água em diversos municípios do Semiárido baiano, esteve no último dia 04, visitando o interior de Curaçá. Essa visita de intercâmbio serviu para que o grupo conhecesse experiências de agricultura familiar que cultivam verduras, hortaliças e fruteiras irrigadas com a água da chuva armazenadas por meio de cisternas, barragens, bombas d'água e outras tecnologias ora implementadas por esse projeto. Na região de Juazeiro, o Mais Água é executado pelo Irpaa nos municípios de Jaguarari, Andorinhas, Uauá, Abraré e Curaçá, beneficiando mais de 800 famílias.

A propriedade de dona Maria da Penha, no distrito de São Bento foi a primeira a ser visitada pelo grupo que conferiu de perto a diversidade de fruteiras que essa agricultora mantém há 03 anos em sua propriedade, desde quando sua família foi contemplada com uma cisterna-calçadão que armazena 56 mil litros de água. Em Icó, o grupo viu a experiência de cultivo de verduras na propriedade de seu Aprigio a partir da instalação de uma Bomba D'água Popular (BAP). Em Jaquinicó, a construção de um barreiro trincheira comunitário, uma cisterna de enxurrada e de uma barragem subterrânea mostrou o quanto o conjunto de tecnologias de armazenamento de água de chuva apropriadas ao Semiárido ajudam uma comunidade a superar os efeitos de uma estiagem prolongada como esta que que vem afetando a região.

As entidades representadas nessa visita de intercâmbio além do Irpaa foram: Associação Regional da Escola Familia Agrícola do Sertão (AREFASE), Assessoria Técnica das Associações de Senhor do Bonfim, Escola Familia Agrícola de Monte Santo (EFASE), Colônia Esperança, que atua na região de Serrinha, Fundação de Apoio aos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Semiarido Baiano (FAETRAS).

O Coordenador do Projeto Mais Águas junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Fabiano Dantas, lembra que o Governo da Bahia tem feio muitos investimentos em obras hídricas em todo o Semiárido baiano porque esse tipo de investimento já trouxe benefício para mais de 40 mil famílias de produtores/as em toda a região.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Entidades do Projeto Mais Água fazem intercâmbio em Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005