IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Estudantes participam de atividades lúdicas de incentivo a leitura em Sobradinho

Estudantes participam de atividades lúdicas de incentivo a leitura em Sobradinho

Jovens e adolescentes da Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFA, foram o público das atividades do Baú de Leitura na manhã da última quarta-feira (17/04), na sede da Escola. O Baú de leitura é uma biblioteca itinerante que tem um acervo com temáticas sócio-educativas, cujo objetivo principal é proporcionar a crianças e adolescentes prazer no ato de ler, informa a pedagoga do Irpaa, Alaíde Régia Sena. Além disto, o projeto abraça as atividades recreativas como um instrumento pedagógico em busca de alcançar o resgate da cultura e da expressão popular.

Através de uma metodologia dinâmica e lúdica, onde se tem a contação de histórias, encenações teatrais, leituras coletivas e outras ações, as/os particpantes adentraram o universo da literatura popular com o intuito de também refletir sobre a própria realidade. Em grupos, as/os estudantes foram os atores em cena para contar o resultado das histórias que leram para os presentes, a exemplo da equipe que criou uma encenação da adaptação do livro “O pequeno Ratinho na cidade grande”, mudando o cenário e o personagem para perto da realidade do homem do campo e do êxodo rural.

Para o estudante de 14 anos que está cursando o 9º ano (antiga 8ª série), Venácio Rodrigues, este foi um momento de incentivo a leitura e aprendizagem, “eu gostei porque eu aprendi e eles (estudantes) aprenderam, entenderam melhor a história que nós apresentamos”, conclui.

Esta atividade foi uma solicitação da própria coordenação da EFA, como explica a coordenadora pedagógica da Instituição de ensino, Aline Ramalho dos Santos, “nós temos aqui Espaço da Leitura, que está dentro do projeto político pedagógico. É um espaço que está um pouco fragilizado e, a gente conhecendo este projeto que o Irpaa realiza e a importância que ele traz justamente de resgatar esta leitura e uma leitura contextualizada com a educação do campo, a gente resolveu propor esta visita e desenvolver este projeto aqui”, afirma. Ela informa que esta atividade realizada, em parceria com o Irpaa, será o início de uma ação continuada de novas metodologias e instrumentos para despertar e fortalecer o prazer da leitura crítica nos estudantes.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes participam de atividades lúdicas de incentivo a leitura em Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005