IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Juazeiro, Conferência das Cidades discutiu impactos do Urbanismo no Rio São Francisco

Em Juazeiro, Conferência das Cidades discutiu impactos do Urbanismo no Rio São Francisco

Juazeiro (BA) sediou nos dias 08 e 09 de maio a 5ª Conferência Municipal das Cidades, cujo tema central foi “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. O evento aconteceu na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, tanto da área urbana quanto rural.

As discussões da Conferência municipal seguem uma orientação pré-estabelecida em nível nacional, mas em Juazeiro a Comissão Organizadora inseriu dentre as temáticas o debate acerca dos impactos do urbanismo no Rio São Francisco. Para discutir este tema e mediar o encaminhamento de propostas, o Irpaa, integrante da Articulação Popular São Francisco Vivo, foi convidado pela organização do evento.

A partir de apresentação feita por Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Geral do Irpaa, o Eixo, que contou com uma média de 100 participantes, discutiu os diversos impactos que o Velho Chico vem sofrendo ao longo de sua Bacia, a exemplo de transposições, mineração, além de retiradas exorbitantes de água para irrigação com uso abusivo de agrotóxicos. Com relação aos impactos em Juazeiro provocados pelo urbanismo, foi exibido o vídeo "Na trilha das Baronesas" que mostra claramente o destino do esgoto da cidade. O vídeo foi produzido por um grupo de estudantes do município e ainda não foi concluído para divulgação. Além do debate acerca da falta de tratamento dos esgotos, as construções indevidas em áreas de preservação, muitas há poucos metros do Rio, foram também motivos de debates entre as/os participantes do Eixo.

Entre as prioridades elencadas pelo grupo e aprovadas pela plenária estão a implantação de coleta seletiva e de resíduos sólidos, criação da Agenda 21 Local, a criação de um pacto federativo entre os estados e municípios da Bacia do São Francisco, e outras ações, inclusive a reivindicação de um projeto de revitalização popular do Rio São Francisco.

Ao final do evento, duas moções de repúdio apresentadas pela Sociedade Civil foram aprovadas, ambas tratando de questões locais relacionadas diretamente ao Rio São Francisco, suas águas, ictiofauna e toda população que depende dele no município de Juazeiro.

Todas as propostas aprovadas nesta V Conferência Municipal das Cidades serão apresentadas e discutidas na etapa estadual que elegerá prioridades para a etapa nacional.

 

Veja aqui todas as propostas aprovadas na V Conferência das Cidades - Juazeiro/BA


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Juazeiro, Conferência das Cidades discutiu impactos do Urbanismo no Rio São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005