IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Autovisão apresenta a BAP em abertura do ano da Alemanha no Brasil

Autovisão apresenta a BAP em abertura do ano da Alemanha no Brasil

Neste mês de maio foi aberto em São Paulo o ano da Alemanha no Brasil. A presidente Dilma Roussef recebeu o presidente da Alemanha, ficando lado a lado, a quarta e a sétima economias do mundo. Esta é a 31ª edição do encontro econômico Brasil-Alemanha que tem por objetivo a promoção de negócios, apresentação de oportunidades e discussão de estratégias de cooperação.

São Paulo, que não sediava esse encontro há 17 anos, tem a maior concentração de indústrias alemãs fora da Alemanha. No Brasil inteiro são cerca de 1600 empresas instaladas, que segundo estimativa apresentada pela presidente Dilma Rousseff, já seriam responsáveis por 12% do PIB do país. Porém, a novidade, segundo Dilma, é um movimento em sentido contrário: “Em torno de 50 empresários brasileiros estão hoje na Alemanha. Isto é algo a se comemorar”, disse a presidente.

 

BAP no Semiárido Brasileiro


Durante o evento, a Autovisão, o Serviço Social da Volkswagen, apresentou um vídeo documentário sobre o uso da Bomba d' Água Popular (BAP) no Semiárido e sua importância para as diversas famílias, especialmente neste período de estiagem. "Temos instaladas no Semiárido brasileiro mais de mil unidades que, especialmente neste ano de seca, muitas vezes representam a única fonte de água", afirma Haroldo Schistek, coordenador administrativo do Irpaa. Hoje a ASA - Articulação do Semi Árido - assumiu os projetos de BAP e sua distribuição nos lugares mais necessitados.

O processo de fabricação e instalação das bombas teve início em 2005 e o financiamento, inicialmente, foi assumido pela entidade Misereor que instalou quase 300 unidades e hoje faz parte de todos o projetos de suprimento de água, seja do Governo Federal, seja estadual:"naquele ano tínhamos tomado os primeiros passos em relação a BAP. Importamos três exemplares da Holanda que se confirmaram como resistentes e aptas para as condições do Semiárido. Embora a bomba seja de simples conceito, precisa de bom nível de qualidade na fabricação. Além disso, precisaria uma adaptação às condições brasileiras de produção", relembrou Haroldo. Nesse ponto a Autovisão assumiu está colaborando até hoje.


Joachim Gauck, Presidente da Alemanha

Joachim Gauck entre Haroldo Schistek (à esquerda) e Holger Rust (Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil)

Conhecido por ter sido uma figura central nos protestos pacíficos que levaram à queda do muro de Berlim em 1990, Joachim Gauck, liderou a Comissão Federal para os arquivos da Stasi, criada para controlar a dissolução da antiga Stasi a partir de 3 de Outubro de 1990. Esta comissão, que passou a ser chamada de Gauck Behörde, administra o legado da Stasi e torna-o acessível e todos as/os interessados.

                                       

 Em São Paulo, Gauck visitou também a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, onde tinha sido instalado uma BAP para demonstração. Haroldo Schistek, da coordenação do Irpaa, participou do evento e explicou ao Presidente o surgimento e a finalidade desta bomba manual. No final da explicação, por iniciativa própria, o Presidente subiu ao pequeno pedestal e girou com força a roda da bomba, como fazem dezenas de famílias no Semiárido contempladas com a BAP.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Autovisão apresenta a BAP em abertura do ano da Alemanha no Brasil

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005