IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Irpaa e Embrapa visitam EFA Sobradinho para elaborar projeto de reestruturação

Irpaa e Embrapa visitam EFA Sobradinho para elaborar projeto de reestruturação

Nesta sexta, 24, a Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFAS, recebeu a visita do Irpaa e da Embrapa Semiárido. A visita teve o propósito de analisar a infraestrutura da propriedade e definir proposta de viabilização de recursos através da Embrapa Nacional para reestruturar as áreas produtivas da escola.

Atualmente a Escola desenvolve um trabalho com cerca de 80 estudantes do ensino fundamental que consorciam a educação básica com conhecimentos técnicos de práticas agrícolas ecologicamente corretas. A EFAS possui uma área de 17 hectares com ponto de irrigação localizada, um pequeno viveiro de mudas e uma área para produção de animais e hortaliças orgânicas.

Representantes da  escola apontaram necessidades que podem ser supridas através da iniciativa do Irpaa e Embrapa Semiárido. A construção de um novo aprisco com produção de um banco de proteína para cabras de leite, recuperação de cercas, recuperação de áreas com solo degradado, melhoramento dos sistemas de produção de galinha, hortaliças com porte para comercialização, produção de frutas com unidade de beneficiamento são algumas das principais necessidades da escola.

Analistas da Embrapa apontaram que dentro do recente portfólio de estratégias para Apropriação Social de Conhecimentos e Tecnologia inserido nos macro programas da Embrapa, é possível financiar parte das estruturas de produção da escola, preferencialmente as prioritárias, de maior viabilidade econômica e dentro do orçamento estimado em 120.000 para custeio e de até 14.400 para investimentos dentro de um período de até 24 meses.

As próximas etapas para a continuidade da elaboração da proposta é georeferenciar toda área da escola e demarcar as tecnologias já existentes e através desse esboço desenhar o que pode ser executado com o recurso da Embrapa. A partir desse encaminhamento será elaborado um plano de ação detalhado especificando todos os custos do projeto até o dia 13/09. Após aprovação, o recurso será liberado para início das atividades entre 28 de fevereiro de 2014 a 30 de maio do próximo ano, conforme o cronograma da chamada 01/2013 para projetos de Agroecologia da Embrapa.

O Irpaa, Embrapa e Chesf já possuem ações em fase final de aprovação para plantio de melancia orgânica, hortaliças e apicultura na Escola Família Agrícola de Sobradinho. Segundo Tiago Pereira, um dos coordenadores dos Projetos de Assessoria Técnica do Irpaa e ex-aluno da EFAS, a consolidação dessa parceria é animadora e com certeza fortalecerá as ações da escola agrícola que há 23 anos desenvolve um trabalho com os filhos e filhas dos/das agricultores/as do município de Sobradinho e redondezas, qualificando jovens que defenderão os princípios da agroecologia e da agricultura familiar, viabilizando o desenvolvimento sustentável da localidade onde vivem.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa e Embrapa visitam EFA Sobradinho para elaborar projeto de reestruturação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005