IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cultura Popular é celebrada no Vale do Salitre

Cultura Popular é celebrada no Vale do Salitre

No último domingo, dia 26 de maio, a comunidade de Alfavaca, no Vale do Salitre, se transformou em um palco da cultura regional com a realização da II Festa de Cultura Popular. Cantigas de rodas, reis de boi e samba de véio, teatro, drama, comidas típicas e artesanato fizeram parte desse momento cultural que reuniu pessoas de diversas localidades da região, educadores/as, representantes de Universidades da região, da prefeitura de Juazeiro e de entidades parceiras.

A primeira atração a se apresentar no terreiro popular foi as Baianas de Curral Novo entoando versos que destacavam “eu te ofereço a festa da cultura popular”. Depois vieram a Roda de Braço e de Terreiro trazida pela comunidade de Baraúna e pelas crianças da Escola João Dias Ferreira, depois a Roda de São Gonçalo e a Associação de Artes Cênicas de Sobradinho apresentando “Fragmentos da Cultura Popular e Convivência com o Semiárido”, a quadrilha “Asas do Sertão”, da comunidade de Lagoa, o Reis de Boi e para finalizar o show musical de Zezão do Acordeon.

Para Minéia Clara, uma das organizadoras da festa, momentos como este são importantes para “mostrar ao povo do Salitre que a cultura está viva e resgatar a presença da juventude nas manifestações tradicionais”. Nesse festejo, as crianças e adolescentes salitreiras desempenharam papel fundamental, uma vez que participaram das oficinas culturais desde novembro do ano passado e estavam presentes em todas as apresentações realizadas em Alfavaca. O estudante João Vitor Santos, de 10 anos, que participou da oficina de Reis de Bois, disse que a experiência foi “boa demais”, pois ele aprendeu a bater tambor e ser careta.

Além de apresentações culturais, a II Festa da Cultura Popular também contou com exposições de trabalhos escolares que versam sobre as histórias das comunidades do Salitre, literatura e plantas medicinais regionais, sempre ressaltando a importância de “conhecer e a aprender a ser salitreiro”.

Contos Literários Salitreiros foi um dos trabalhos expostos. O livro, desenvolvido durante a disciplina de língua portuguesa, ministrada pela professora Adriana Maciel, no Colégio Municipal Edualdina Damásio, reúne uma coletânea de contos escritos pelos próprios estudantes. A estudante da 8ª série, Laura Luana, que escreveu o conto “Garoto de Sorte” comenta que no início do projeto não gostava da ideia, mas depois do resultado ela mudou de opinião e disse que valeu muito a pena e pretende não parar mais de escrever.

Atualmente, presenciar cenas da juventude envolvida diretamente nas manifestações culturais tradicionais não é muito comum. O contra guia da Roda de São Gonçalo, José Emídlio da Rocha, teme que a Roda acabe, pois segundo ele antigamente os jovens participavam, mas hoje em dia “eles só querem saber de boate e funk”. Entretanto, iniciativas como a da II Festa da Cultura Popular servem como exemplo de como reavivar essas tradições e impedir que elas desapareçam com o tempo.

O evento foi fruto de uma iniciativa das comunidades e da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) que desenvolveram o projeto “Viva a Roda: nossa cultura em movimento” contemplado no Edital Mais Cultura Projeto São Francisco, do Ministério da Cultura. Segundo a organização, a II Festa da Cultura Popular, contou ainda com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, da Associação de Artes Cênicas de Sobradinho e das escolas da rede municipal situadas nas comunidades de Junco, Campo dos Cavalos, Alfavaca, Curral Novo e Lagoa, no Vale do Salitre, além da imprensa local que abriu espaço para a divulgação desta iniciativa que só contribui com o fortalecimento da cultura regional.

 

Texto: Juliana Magalhães (Estudante de Jornalismo - Uneb)

Fotos: Uilson Viana e Tiala Mirele


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cultura Popular é celebrada no Vale do Salitre

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005