IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Juazeiro, Casa Nova e Curaçá serão contempladas com projetos de recursos hídricos

Comunidades de Juazeiro, Casa Nova e Curaçá serão contempladas com projetos de recursos hídricos

Mais um trabalho em instalação de tecnologias hídrica está sendo iniciado pelo Irpaa, o Projeto P1+2 Petrobras (Programa Uma Terra e Duas Águas). Esse novo projeto será executado pela instituição através da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), financiado pela Petrobras. Serão implantadas 270 tecnologias nos municípios baianos de Juazeiro, Curaçá e Casa Nova.

As tecnologias hídricas a serem implantadas são as responsáveis pelo armazenamento de água para produção, o que faz parte de uma das cinco linhas de água defendida pelo o Irpaa. Cisternas calçadão e de enxurradas, barreiro trincheiro familiar e barragem subterrânea são as tecnologias que constam nas metas do projeto. Cada município receberá 90 tecnologias que deverão ser construídas durante os 11 meses de duração do P1+2 Petrobras.

Além de trabalhar na construção das tecnologias, o projeto vai oferecer capacitações sobre gestão e manejo dos recursos hídricos, intercâmbios e deve proporcionar a participação da família beneficiada na execução do P1+2. A água para construção das tecnologias, a hospedagem dos pedreiros serão a contrapartida das famílias atendidas pelo projeto.

As famílias também serão contempladas com implementações, seja na criação de animais ou no cultivo de hortaliças. Para fazer parte das 270 famílias atendidas pelo projeto, é necessário que elas já tenham a água de consumo humano, Número de Identificação Social (NIS), morar de fato na zona rural, e que não tenha acesso à produção de alimentos em outras áreas, como projeto de agricultura irrigada e que essa família esteja contemplada com algum projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural.

Segundo o Coordenador do projeto, André Azevedo, trabalhar com as famílias que já recebem algum acompanhamento de assessoria técnica, possibilita o acompanhamento dessas pessoas, mesmo após a conclusão do projeto. “A gente vai ter a garantia que elas (as
famílias) vão ser animadas, recebendo os cursos, as visitas, para que ela realmente mantenha a produção”, disse André.

Em todo o Semiárido brasileiro, o P1+2 Petrobras vai contemplar nove municípios, com a construção de 20 mil tecnologias de captação e armazenamento de água. Essas tecnologias possibilitam as/os sertanejos/as mesmo em períodos de estiagem a água para produzir alimentos ou manter a criação animal, podendo dessa forma desenvolverem atividades que geram alimento e renda para a comunidade.

Início das atividades

Um dos passos que antecedem a execução das atividades no campo é a seleção das famílias contempladas, o que será realizado junta com as comissões municipais da água dos municípios atendidos pelo projeto. Os/as integrantes das comissões são formados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações de moradores, ONG’s, igrejas, entre outras entidades sociais.

Essa conversa com as comissões tem como finalidade identificar em cada município quais comunidades que necessitam das tecnologias e quais são as tecnologias mais adequadas para essas famílias, bem como verificar se elas estão dentro dos critérios para serem beneficiadas. A comissão também tem o papel de monitorar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto.

O primeiro diálogo entre a equipe do Irpaa e as comissões dos municípios contemplados pelo P1+2 já aconteceu.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Juazeiro, Casa Nova e Curaçá serão contempladas com projetos de recursos hídricos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005