IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Conferências debatem realidades rurais da região

Conferências debatem realidades rurais da região

O meio rural brasileiro vem sofrendo modificações ao longo dos anos e ganhando novos espaços de discussões e debates. Na última sexta feira (05), aconteceu o I Encontro Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no auditório da Uneb, em Juazeiro. O evento foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter) em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

O encontro teve como objetivo mobilizar a sociedade para Conferência Territorial no Sertão São Francisco e posteriormente para a II Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, que acontecerá em Salvador. Além disso, pontuar propostas para a construção do plano municipal de desenvolvimento rural sustentável é solidário, considerando as potencialidades e riquezas do campo, também foi um dos objetivos do evento.

Na abertura do encontro, Cícero Félix, colaborador do Irpaa, comentou sentir a ausência de pautas que aborde o homem e a mulher do campo, nas reivindicações que estão acontecendo no Brasil. Além disso, desejou que este momento pudesse “identificar problemas e soluções que ajude a mudar e transformar o quadro no qual se encontra as discussões no âmbito rural”. As conquistas alcançadas a partir da primeira Conferência, também foram lembradas por Cícero, a exemplo da assessoria técnica rural.

Márcio Ângelo Ribeiro, coordenador do Codeter, analisa que a sociedade vem buscando desconstruir à ideia do distanciamento entre o rural e urbano. “Os debates que vem sucedendo há uma grande quebra de paradigma, nessa concepção do rural ser um interior” e que o rural apenas produz o que vai ser consumido no urbano. Para Márcio, as demandas dos dois meios são as mesmas, as políticas públicas também tem que ser e os debates consideram que o rural de hoje, não é o mesmo de ontem em nosso país.

O Encontro debateu as questões rurais e suas transformações, através de três eixos onde foram discutidos: o Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, a Gestão e Participação Social, e a Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais, considerando os jovens e as mulheres do campo.

Para Ellen Sabrina, que faz parte da Pastoral da Mulher e Rede Mulher, o importante do encontro é desmitificar a diferença entre o Trabalho em Grupo encaminham Propostas para a Plenáriarural e urbano. “Interessante a gente perceber que é necessária uma unificação do rural com urbano, pensar nas pessoas, em cada cidadão e cidadã como pessoas que tem garantias”, comentou.

No final do encontro foram escolhidos/as 10 delegados/as que vão representar Juazeiro nas próximas etapas da Conferência e as propostas que auxiliem na melhoria de vida dos homens e mulheres do campo.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conferências debatem realidades rurais da região

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005