IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores e agricultoras de Casa Nova recebem capacitação para gerenciar recursos hídricos

Agricultores e agricultoras de Casa Nova recebem capacitação para gerenciar recursos hídricos

A captação, gerenciamento e outros cuidados com os recursos hídricos, são algumas das medidas necessárias para um bom aproveitamento da água da chuva, uma das fontes de reserva utilizadas pelas famílias do Semiárido, principalmente nos períodos de estiagem. A partir disso, o Irpaa realiza capacitações abordando o uso da água da chuva na produção de alimentos.

Esse foi um dos objetivos da capacitação realizada em Casa Nova, o curso Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), atividade através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), executado pelo Irpaa e patrocinado pela Petrobras. Na capacitação, os agricultores e agricultoras são orientados/as a utilizarem a água da chuva para irrigar plantios de hortaliças, verduras e outras plantações orgânicas que geram alimentos saudáveis, garantindo uma segurança alimentar para as famílias do Semiárido.

Os/as participantes da capacitação são as famílias atendidas pelo P1+2 Petrobras e que já possuem água para consumo da família. O agricultor, Genivaldo da Silva Oliveira, morador da Comunidade de Algodão de Baixo, diz que a cisterna de consumo humano foi o maior benefício que já teve e agora com a cisterna de produção pretende construir um quintal produtivo e criar galinhas.

Assuntos como o clima semiárido, as potencialidades e fragilidades da região também foram abordados na capacitação. Além de levar as/os agricultores/as a pensarem sobre sua contribuição na mudança da sua realidade, a partir de ações que utilizem os recursos disponibilizados na região de forma consciente e voltado para a sustentabilidade do Semiárido.

O curso contou dinâmica em grupo, com a finalidade de refletir sobre as dificuldades existentes devido a escassez de água e como as ações de cada pessoa na comunidade pode minimizar essa situação, construindo dessa forma um encontro participativo, onde instrutor e agricultores/as compartilhem conhecimentos.

Segundo André Azevedo, coordenador do projeto, essa capacitação é importante para que as famílias tenham a consciência da tecnologia que vai ser contemplada. “É para refletir o uso dessa tecnologia, como utilizar, para que tipo de produção é possível utilizar essa água”. Para Neidiana Nascimento, agricultora da comunidade de Algodão de Cima, as orientações socializadas no curso e a tecnologia que ela receberá vão auxiliar na criação de galinhas, atividade que ela já vem desenvolvendo, no cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

Com isso o programa vai cumprir o seu papel, que é, através do armazenamento da água da chuva, contribuir na melhoria da alimentação das famílias. Essa capacitação já aconteceu no município de Curaçá e em breve os municípios serão contempladas com cisternas de enxurradas e calçadão, barreiro trincheiro familiar e barragem subterrânea.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores e agricultoras de Casa Nova recebem capacitação para gerenciar recursos hídricos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005