IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro estadual em Petrolina discute políticas públicas de convivência com o Semiárido

Encontro estadual em Petrolina discute políticas públicas de convivência com o Semiárido

Termina hoje (30) em Petrolina o Encontro Estadual da Articulação do Semiárido (ASA). O evento é promovido pela entidade em Pernambuco e tem como principal objetivo promover a discussão de políticas públicas que contribuam para a convivência com o semiárido. Esta é a primeira vez que a cidade sedia o encontro.

Desde ontem (29) agricultores de toda a região, convidados, sociedade civil e representantes dos governos municipal e estadual participam de debates, exposição de experiências e palestras. A programação será encerrada com uma mesa redonda, com a participação do secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, além de representantes do ProRural.

De acordo com o coordenador da ASA em Pernambuco, Manoel dos Anjos , a ideia é discutir com o governo ações estruturantes que possibilitem a convivência com a estiagem. “Nós queremos construir políticas públicas que saiam do conceito de combate à seca para a convivência. A seca não vai acabar, precisamos encontrar formas de conviver com ela, oferecendo uma vida digna aos moradores do Semiárido”, explicou.

A partir do mês de setembro, a entidade estará realizando conferências regionalizadas em municípios do semiárido pernambucano com o objetivo de reunir sugestões dos agricultores e da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual de Convivência. “A lei foi criada há pouco tempo, o recurso existe, então precisamos ouvir a população e formar o plano estadual. A previsão é que todo o processo seja finalizado ainda este ano”, afirmou Manoel.

Ações estruturantes X Ações emergenciais

Entre as ações estruturantes para reduzir os transtornos causados em períodos de estiagem, a ASA defende que é preciso garantir a segurança hídrica das famílias durante todo o ano. “As ações envolvem desde a construção de cisternas e educação contextualizada ao manejo sustentável da caatinga e combate à desertificação”, informou.

Para Manoel dos Anjos, as ações ajudariam o governo a gastar menos recursos em medidas emergenciais. “O que governo já gastou em ações emergenciais, como carros-pipas e bolsa estiagem, daria para implantar políticas efetivas de convivência com a seca. O governo gasta muito mais em medidas emergenciais do que em ações para melhorar a vida das pessoas do semiárido”, disse.

Por Monyk Arcanjo

Disponível: www.carlosbritto.com/


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro estadual em Petrolina discute políticas públicas de convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005