IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro em Pilão Arcado discute problemas ambientais durante Semana do São Francisco

Encontro em Pilão Arcado discute problemas ambientais durante Semana do São Francisco

 Entidades de Pilão Arcado se reuniram nesta quinta (03) em mais um encontro do Conselho Popular de Saúde e Meio Ambiente do município. Na pauta esteve a socialização de acontecimentos na região ligados diretamente às discussões que vem sendo feita pelo conjunto das entidades que constituem o Conselho.

O surgimento de diversos focos de incêndio no município e o descaso do poder público com o problema foi um dos pontos destacados. Tanto nas áreas de beira do rio quanto da Caatinga nos últimos dias tem ocorrido queimadas e, mesmo com a população acionando o poder público local e orgãos ambientais, nenhuma providência tem sido tomada. Enquanto isso, a vegetação, a fauna e as pessoas tem sido afetadas com os incêndios até então com causas desconhecidas. A seca é outro elemento que está em evidência nas comunidades rurais e que já afeta também as/os pescadores, pois já se ver motores retirando água das lagoas marginais, o que prejudica a pesca artesanal e o meio ambiente de forma geral.

Uma situação agravante que relaciona-se diretamente com os demais problemas é a crise na educação do município que, por falta de pagamento, poderá ter as aulas paradas a qualquer instante. No aspecto da saúde, o Programa Mais Médicos foi um debate considerado necessário pelo grupo, uma vez que o Conselho discute saúde e ver a importância de posicionar-se sobre o assunto. Após a troca de ideias, ficou encaminhado que será tarefa do grupo buscar informações oficiais acerca da possibilidade de implantação do Programa em Pilão Arcado.

Durante o encontro, um reprsentante do Movimento de Pequenos Produtores (MPA) convidou o grupo a se organizar para participar da Assembleia Popular dos Movimentos Sociais que ocorrerá em Juazeiro no próximo dia 16. Outra intervenção foi feita por representantes da Articulação Popular São Francisco Vivo que trouxeram informações acerca do estado atual de degradação do Velho Chico, bem como chamaram as representações a engajarem-se na luta popular pela revitalização do Rio.

Conselho

O Conselho Popular de Meio Ambiente e Saúde foi criado em março deste ano e conta com organizações populares com atuação no município, a exemplo das pastorais sociais, sindicatos, colônia de pescadores/as, paróquia, escolas, ONG's, comunidades Fundo de Paso, além de contar com o apoio de entidades como a Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Nesses meses de existência, o trabalho do Conselho vem se dando, principalmente, a partir de Grupos de Trabalho. A partir disso, estão sendo feitos diagnósticos voltados para a saúde pública, cobranças acerca das questões ambientais como licenças, coleta de lixo na cidade, etc., além do trabalho constante de sensibilização. Um dos encaminhamentos deste encontro foi aumentar as cobranças de providências por parte do poder público municipal, especialmente com relação as queimadas e a situação das lagoas marginais.

A atividade em Pilão Arcado foi incluída na programação da “Semana do São Francisco” que segue com exposição fotográfica na Barca Velho Chico (travessia Juazeiro/Petrolina) nesta sexta (04) e passeio educativo pelo Rio São Francisco e Romaria das Águas de Sobradinho no sábado (05).


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro em Pilão Arcado discute problemas ambientais durante Semana do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005