IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Compartilhar conhecimentos fortalece a Convivência com o Semiárido

Compartilhar conhecimentos fortalece a  Convivência com o Semiárido

Conhecer novas práticas de convivência, trocar experiências e criar novos laços de amizades, são alguns dos objetivos do intercâmbio de agricultores e agricultoras do Centro Regional de Assessoria e Capacitação, localizado no Piauí. O encontro aconteceu em Juazeiro- BA, entres os dias 7 a 9 desse mês.

Os 33 agricultores/as das comunidades de Assunção, Milton Brandão e Pedro II estiveram na quarta-feira (9), pela manhã, visitando a propriedade do senhor Valdomiro Ferreira, em Cacimba do Silva, interior de Juazeiro, para Troca de conhecimentos
entres os agricultores e agricultoras do Piuai e seu Valdemiro conhecer as experiências do agricultor, que após a construção da cisterna calçadão, pelo Programa Uma Terra e Duas Águas ( P1+ 2), está plantando pastagem a partir do sistema irrigado. Além da pastagem, ele cultiva coentro, mandioca e trabalha com a caprinovinocultura.

Seu Valdormiro pode socializar sobre o manejo na criação de caprinos e ovinos, demostrou o processo de produzir forragem a partir do sorgo, alimento oferecido as suas criações. As/os visitantes ficaram surpresos/as, que mesmo no período de estiagem, o sorgo está sendo cultivado de forma positiva. O agricultor também compartilhou sementes de sorgo com alguns visitantes.

Para o visitante e agricultor Valdivino Rodrigues, as experiências visitadas estimulam os agricultores e agricultoras a desenvolverem novas práticas de Convivência com Semiárido, ele faz uma observação sobre o clima da sua região: “apesar de tá em situação climática melhor que aqui , nós não produzirmos tanto assim”, afirmou o agricultor. Outro aspecto que despertou seu Valdivino, foi Valdomiro ter relatado que morava na centro urbano de Juazeiro, porém decidiu ir para a zona rural do município, pois considera ter uma melhor qualidade de vida, principalmente com o desenvolvimento das tecnologias e de práticas que permite conviver de forma harmônica com as peculiaridades da região.

A agricultora Marta Maria dos Santos, fala que esses intercâmbios ajudam a quebrar esteriótipos, pois ela pode conhecer um Semiárido Nordestino diferente do que é demostrando pelos meios de comunicação, uma região produtiva e repleta de belezas. Os agricultores e agricultoras avaliaram de forma positiva o espaço de troca de conhecimento, além de incentivar novas alternativas de conviver com/no sertão.

No período da tarde , as/os visitantes puderam conhecer a Usina Hidrelétrica de Sobradinho e no primeiro dia de intercâmbio, foi apresentado algumas pesquisas e tecnologias voltadas apara sustentabilidade agrícola, desenvolvidas pela instituição da Embrapa.
 

Texto e Foto : Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Compartilhar conhecimentos fortalece a Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005