IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Tecnologias para captação e armazenamento de água da chuva serão expostas no SemiáridoShow 2013

Tecnologias para captação e armazenamento de água da chuva serão expostas no SemiáridoShow 2013

O acesso à água é indispensável para o povo do Semiárido brasileiro e, principalmente, para quem vivencia períodos de estiagem prolongada. Iniciativas de organizações da sociedade civil e programas financiados pelos governos vêm implementando tecnologias apropriadas para o clima desta região, que garantem água para o consumo humano, produção de alimentos e criação de animais ao lado das casas das famílias. Algumas destas tecnologias estarão expostas na maior feira de Agricultura Familiar do Nordeste, o SemiáridoShow, que acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina - PE.

Quem estiver presente na feira vai ter a oportunidade de conhecer as cisternas de placa, o barreiro trincheira, a barragem subterrânea e a bomba d’água popular (BAP), obras hídricas que captam e armazenam água da chuva e chegam a reservar, no mínimo, 52 mil litros, assegurando a sustentabilidade de famílias camponesas por pelo menos oito meses, período de estiagem na região. Serão apresentados ainda resultados de pesquisas da Embrapa acerca das pontecialidades dessas obras, além de tecnologias que aproveitam a água salina encontrada em poços da região semiárida, com o uso do rejeito da dessalinização dessa água para a criação de peixes e irrigação de plantas tolerantes ao sal.

Organizações da sociedade civil organizada, como o Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), integrante da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), executam projetos de acessibilidade hídrica para as famílias camponesas, a exemplo do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), financiado pela Petrobras e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como também o Projeto Mais Água, com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

O P1+2 está implantando cerca de 20 mil tecnologias de captação de água da chuva no Semiárido e o Mais Água, só na região de Juazeiro, já atendeu a mais de 800 famílias. Para José Carlos, colaborador do Irpaa, essas tecnologias têm “uma importância muito grande para as famílias do Semiárido, que precisam principalmente da água de consumo humano, a primeira água”, enfatiza.

Além de serem contempladas com as tecnologias, as famílias recebem assessoria por meio de formações e capacitações, buscando um melhor aproveitamento do recurso hídrico disponível na região. Ações como estas vêm contribuindo para a consolidação da proposta da Convivência com o Semiárido.

A edição da feira deste ano tem como tema “Terra, Água e Tecnologias para a produção de alimentos”. O SemiáridoShow é uma realização da Embrapa e do Irpaa, e conta com o patrocínio de organizações governamentais e empresas privadas.

Imprensa SemiáridoShow


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Tecnologias para captação e armazenamento de água da chuva serão expostas no SemiáridoShow 2013

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005