IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

SemiáridoShow encerra afirmando sua importância na divulgação da Convivência com o Semiárido

SemiáridoShow encerra afirmando sua importância na divulgação da Convivência com o Semiárido

O Semiárido brasileiro esteve em evidência durante os quatros dias do SemiádioShow, um evento voltado para a agricultura familiar, que busca divulgar as tecnologias e as práticas de Convivência com o Semiárido. Nessa edição, o evento teve como tema “Terra, água e tecnologias para a produção de alimentos”, incluindo a discussão sobre o acesso a terra como um das garantias de qualidade de vida do povo sertanejo.

Durantes os dias 29 de outubro a 1º de novembro o espaço da feira da agricultura familiar, localizada no Km 148 da BR-428, na área da Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina (PE), recebeu aproximadamente 30 mil pessoas, entre estudantes, agricultores/as, pesquisadores/as, entre outros. As/os visitantes do evento puderam participar de minicursos, seminários, conhecer tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, de cultivos apropriados para o Semiárido, espaço do umbuzeiro do conhecimento, que abordou a educação contextualizada como umas das ações que contribui para a valorização do ser humano da cultura, conhecimento no Semiárido.

Para um dos coordenadores do evento e coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Ademilson da Rocha (Tiziu), o SemiárdoShow é um evento que contribui para o fortalecimento e a perspectiva de um Semiárido rico e repleto de potencialidades. Para ele, a edição deste ano contribuiu para ampliar o debate do acesso a terra, que é a base da Convivência com o Semiárido. Também divulgou temas como “as cinco linhas de água, ajudou a ter uma consciência melhor em relação à questão ambiental, contribuiu na discussão da educação contextualizada”, afirmou Tiziu.

Nessa edição, o SemiáridoShow avançou oferecendo seminários que deram oportunidade aos movimentos sociais, agricultores/as, sociedade civil e representantes governamentais a dialogar sobre as políticas públicas para Convivência com o Semiárido e ao acesso a terra. Para José Nilton Moreira, Chefe adjunto de Transferência Tecnologia da Embrapa Semiárido e coordenador do SemiáridoShow, esses espaços de debate político vêm somar ao evento que, para ele, “não pode passar sem as provocações desses debates”, comentou.

Outro espaço atrativo para as/os visitante foi a Vila de Economia Solidária, área destinada para agricultores e agricultoras exporem seus produtos oriundos da agricultura familiar. Nesse espaço foram expostos e comercializados produtos de 55 empreendimentos dos estados da Bahia, Piauí, Alagoas e Pernambuco, a exemplo de artesanatos, doces, geleias, licor, entre outros produtos. De acordo com Lidiane Santana, representante da Associação Mulheres de Valor, da cidade de Santa Brígida (BA), a Vila ajuda a fortalecer as experiências das associações e sobretudo ajuda na autoestima das pessoas envolvidas, além de ser um espaço que permite a troca de conhecimento entre as/os empreendedores/as.

Para o agricultor João Santos, o evento trouxe informações sobre práticas que ele exerce em seu dia-a-dia em sua comunidade, no município de Casa Nova (BA), como o uso das plantas forrageiras, utilizadas na alimentação dos animais. Elleo Chagas, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, da Zona Rural, comenta que o estande de demonstração de pesquisas da instituição permitiu que os trabalhos realizados no Instituto fossem compartilhados com as/os principais interessados/as: as/os agricultores/as.

José Nilton avalia que o evento respondeu de forma positiva às expectativas da coordenação, ressaltando a quantidade de interessados em visitar da feira. “Ficamos impressionados com a procura, a gente teve bem mais agricultores querendo participar do que a quantidade que a gente tinha condição de trazer”. Isto só vem comprovar a importância do SemiáridoShow para divulgar as experiências exitosas das/dos agricultores/as e os avanços no campo das tecnologias e pesquisas que contribuem para as práticas de Convivência com o Semiárido.

O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irppa) e contou com o patrocínio da Unisol, Unicafs, RedegenteSAN, Semear, Asa, Sebrae, Governo do Estado da Bahia e Pernambuco, Banco do Nordeste, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Incra e o governo federal através dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Combate à fome.
 

Contatos:
Imprensa SemiáridoShow
Embrapa – (87) 3866-3600 / 3861-4442
IRPAA – (74) 3611-6481 / 3612-8786
impresa.semiaridoshow@gmail.com
www.semiaridoshow.com.br


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

SemiáridoShow encerra afirmando sua importância na divulgação da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005