IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Parceiros do Irpaa na Alemanha visitam o sertão do São Francisco

Parceiros do Irpaa na Alemanha visitam o sertão do São Francisco

Nestes meses de outubro e novembro alguns representantes de organizações da Alemanha que apoiam a ação do Irpaa no Semiárido brasileiro tem visitado a instituição e comunidades acompanhadas. No mês de outubro registou-se a visita de Ingeborg Schneider, do grupo Rueckenwind, bem como do Padre Herbert Kaefer, acompanhado de Margret Karduck, que estão no Brasil conhecendo algumas ações financiadas por Misereor.

Já neste mês de novembro, Heinz Peter, integrante do grupo Mandacaru, está na região para visitar alguns municípios e também participar da Romaria à Foz do São Francisco no próximo dia 15, celebração que irá lembrar os 20 anos da peregrinação feita por D. Cápio e outros peregrinos da nascente até a Foz do Rio no período de outubro de 1992 a outubro de 1993. Segundo Cícero Félix, colaborador do Irpaa que já esteve na residência de Heinz, na cidade de Wassenberg, o engajamento dele com a Convivência com o Semiárido brasileiro é tamanha que sua “casa parece uma extensão do Irpaa, é como se fosse o escritório do Irpaa na Alemanha”, comparou.

O objetivo das visitas é conhecer o que vem sendo realizado na região no sentido de melhorar a qualidade de vida das famílias, a relação com as condições climáticas, a adaptação aos contextos em que vivem, buscando sempre viver bem, conforme mencionou Padre Kaefer em entrevista. Ele já havia visitado a região em 1992 e agora pode voltar após a visibilidade dada devido a Jornada Mundial da Juventude, Olímpiadas e a Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2014. Ao serem questionados sobre as imagens que retram o Brasil na Alemanha, as/os representantes de Misereor afirmam que o foco são os grandes projetos e eventos, a indústria, o futebol, a Amazônia, carnaval e por vezes as favelas. Relatam ainda que nas formações com crianças nas escolas, por exemplo, o que vem na cabeça delas são ainda esses elementos.

Apesar do Semiárido não aparecer como destaque, a Convivência com o Semiárido é um conceito muito importante para a Alemanha, especialmente por se tratar de uma forma de aceitar as condições do clima e desenvolver formas de vida a partir do que se tem, das possibilidades reais, como é o caso de aceitar que se deve investir em criar bode por ser um tipo de animal adaptado à região em vez de gado, exemplificou Padre Kaefer.

Locais como o bairro Tabuleiro, em Juazeiro, comunidades de Uauá, Curaçá, Pilão Arcado, além do Mercado do Produtor, Agrovale e SemiáridoShow contaram e estão contando com a visita das/dos representantes das organizações alemãs que apoiam projetos voltados para o acesso à terra, o enfrentamento aos projetos degradantes e também de fortalecimentos de grupos e empreendimentos de agricultura familiar ao longo dos últimos 23 anos de atuação do Irpaa.

Levantamento de Dados

No caso de Misereor, a intenção da visita é também coletar dados acerca da região e da situação social das pessoas, o que irá contribuir com a atualização de materiais informativos como cartazes, livretos, Cd's já produzidos pela organização e difundidos em diversas regiões do mundo.

Através da ida até as comunidades e locais de trabalho e lazer das pessoas serão feitos registros fotográficos, anotações sobre as impressões, entrevistas e visusalização de situações de forma geral, as quais possam refletir a realidade desta região do Semiárido.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Parceiros do Irpaa na Alemanha visitam o sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005