IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro discutiu o Zoneamento Ecológico- Econômico

Juazeiro discutiu o Zoneamento Ecológico- Econômico

Nessa última terça-feira (18) Juazeiro- BA, sediou a terceira audiência pública para debater a proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) elaborada pelo Governo da Bahia. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), onde estiveram presentes estudantes, professores, representantes de ONGs, parlamentares municipais e sociedade civil em geral dos territórios de Itaparica, Piemonte Norte de Itapicuru e Sertão do São Francisco .

O ZEE é um instrumento de planejamento territorial, que permite diagnosticar as realidades de cada região, a partir dos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Esses dados levantados visa orientar e promover a construção de políticas públicas, voltadas para o Desenvolvimento Sustentável e econômico.

Um das finalidades da audiência pública da ZEE é permitir a contribuição da população no planejamento desse instrumento, fortalecendo o processo de construção participativa, comentou o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Bahia, Edison Ribeiro. Ainda durante a mesa de abertura o Pablo Almeida, promotor de Justiça Regional Ambiental de Jacobina, pontou a respeito da sua preocupação em relação às audiências não abrangerem toda a população, devido às localidades escolhidas para sua realização. Além de fazer uma crítica ao pouco tempo disponibilizados para o debate.

Para Cícero Félix, os movimentos sociais vinham reivindicando e esperando por este momento há muito tempo, decorrente disso, ele parabenizou o governo da Bahia, por realizar a audiência. Porém um dos anseios de Félix era que o encontro não priorizasse só o econômico, mas que fossem debatidos os aspectos sociais e ambientais. “O Zoneamento é muito importante para definir que tipo de investimento público deve ser feito no Semiárido Brasileiro, nesse sentido a gente pode avançar na construção e consolidação da Convivência com o Semiárido, potencializado as políticas públicas nessa direção”, afirmou Félix

Divididos em grupos, os participantes da audiência pública avaliaram as propostas apresentadas pelo Governo da Bahia para esses territórios de identidades, e contribuíram com sugestões para a construção d o documento final, resultado das audiências públicas que estão acontecendo nos Territórios de Identidade da Bahia.
 

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro discutiu o Zoneamento Ecológico- Econômico

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005