IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Centro de Terapias Naturais do João Paulo II sedia I Feira de Saúde Integral

Centro de Terapias Naturais do João Paulo II sedia I Feira de Saúde Integral

Um grande número de pessoas pode compartilhar momentos de cuidados com si mesma e troca de informações durante a I Feira de Saúde Integral realizada no último sábado (14) no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, situado no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA).

Com foco na saúde preventiva, terapias holísticas e medicina natural, as/os visitantes da Feira, que aconteceu durante todo o dia, puderam usufruir de serviços como massagens relaxantes, acupuntura, sessões de reiki, consultas a partir da palma das mãos, além de contemplar o espaço do Centro, que por si só possibilita sensações de sossego e relaxamento, especialmente devido ao ambiente cercado de plantas.

Houve ainda serviços como consultas médicas, exames ginecológicos, aferição de pressão arterial, atendimento psicológico coletivo, dicas de saúde bucal, cuidados estéticos como limpeza de pele, manicure, pedicure, etc. Palestras e exibição de vídeos foram também um dos atrativos da Feira, que contou com a participação de diversos voluntários/as na oferta de todos esses serviços e um públicoo bem variado de idosos, crianças e jovens do João Paulo II e entorno e de diversos outros lugares e segmentos sociais.

Na opinião da psicológica e educadora popular Keith Emanuelle, que chegou cedo e vivenciou diversas terapias, a Feira dá oportunidade à comunidade participar, é um espaço de troca de experiências de diversas práticas, o que para ela fortalece outros métodos de saúde, indo além dos convencionais.

As/os visitantes puderam também adquirir mudas de plantas medicinais e ornamentais, bem como hortaliças, tudo produzido na Horta Comunitária Povo Unido, situada no bairro e que possui uma vasta produção orgânica. A terapia da Água Magnetizada e Alcalina foi algo que também chamou atenção do público da Feira, uma novidade que vem ganhando adeptos na prevenção e tratamento de diversas doenças.
A Irmã Tereza de Jesus, integrante do Centro e da equipe organizadora da Feira, disse que a motivação principal para a realização desta 1ª edição foi a importância de possibilitar “as pessoas a vivenciarem as terapias complementares, ter um dia para ser cuidado”, além de estimular diversos parceiros a se dedicarem ao fortalecimento da medicina natural e preventiva. Tereza fala ainda da ousadia necessária para esta iniciativa e destaca que o envolvimento da própria comunidade, órgãos municipais e entidades como o Irpaa foram de grande importância.

Todos os serviços foram oferecidos gratuitamente a partir da entrega de fichas por ordem de chegada. A realização é de responsabilidade do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, do Projeto Corpoética, do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro e da Pastoral da Saúde, contando com a parceria de outras pastorais sociais, do Ipaa, Univasf, Prefeitura Municipal de Juazeiro, Horta Comunitária, Creche, Associação de Moradores, Instituto Madre Paulina, Igreja Adventista, além de clínicas e comércio local.

Estímulo a busca pelo “Bem Viver”


A experiência do “bem viver”, oriunda dos povos ameríndios, vem sendo aprofundada em alguns países da América Latina e aponta para mudanças no estilo de vida dos povos, orientada por um projeto onde a natureza tem papel central e a espiritualidade é também valorizada. A busca por esta condição, tida como essencial para uma vida saudável, considera diversos aspectos, desde a luta pela garantia dos direitos, à rigorosidade com a preservação ambiental até a maneira como as pessoas se alimentam e o que consomem no seu dia a dia também em termos de serviços, lazer, etc.

No João Paulo II, o trabalho desenvolvido pelo Centro Gianni Bande e Horta Comunitária contribuem nesse sentido do “Bem Viver” e tem ganhado cada vez mais adeptos das boas práticas de saúde. Cada vez mais, a população vem sofrendo com doenças provenientes do uso abusivo de alimentos com veneno, enlatados com alto teor de conservantes ou transgênicos, o que é um dos condicionantes para o crescimento dos diversos tipos de câncer, inclusive de estômago que tem feito muitas vítimas na região.

A boa alimentação, associada ao cuidado preventivo com o corpo, com a espiritualidade e o uso de terapias holísticas só tem a contribuir com um modo de vida saudável, o que ficou claro para as/os participantes e organizações colaboradoras do evento no último sábado.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Centro de Terapias Naturais do João Paulo II sedia I Feira de Saúde Integral

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005