IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

ASA e BNDES assinam contrato para ações estruturadoras no Semiárido

ASA e BNDES assinam contrato para ações estruturadoras no Semiárido

A Articulação Semiárido Brasileiro inicia 2014 - o Ano Internacional da Agricultura Familiar (instituído pela FAO) - celebrando um acordo de cooperação inédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de ações voltadas para a promoção e o fortalecimento desse modelo de produção no Semiárido, por um período de cinco anos.

As ações serão desenvolvidas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA. Serão construídas 8 mil infraestruturas hídricas para produção de alimentos sendo: 3.600 cisternas-calçadão, 3.600 cisternas-enxurradas, 775 barreiros-trincheira e 25 barragens subterrâneas, no prazo de 11 meses. Outra ação estratégica do projeto é o apoio à estruturação de casas de sementes crioulas, aquelas produzidas pelas famílias agricultoras ao longo de gerações e que são adaptadas ao clima da região.

Segundo o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, o grande diferencial dessa parceria é a possibilidade de trabalhar outras dimensões da convivência com o Semiárido, para além das tecnologias, e em longo prazo. “Não temos nenhuma parceria nessa linha”, afirma Naidison. Ele também destacou o compromisso da ASA com o BNDES para que as atividades sejam cumpridas dentro dos prazos, de forma correta e com qualidade.

Para o chefe do Departamento Regional do BNDES no Nordeste, Paulo Ferraz Guimarães, a capilaridade e a experiência da ASA são fatores positivos para a realização do acordo de cooperação. “A ASA tem capacidade de chegar no Semiárido”, disse. Ele destacou ainda o caráter estruturador do projeto, com possibilidades de apoiar, por exemplo, a estruturação do sistema de produção das famílias, atividades de economia solidária, entre outras coisas.

As oito mil tecnologias que serão construídas nesse contrato integram a meta de 60 mil tecnologias da segunda água proposta pela presidente Dilma, através do Programa Água para Todos. Desse total, 20 mil também estão sendo construídas pela ASA, através de um contrato de patrocínio com a Petrobras.

Planejamento - A primeira atividade de planejamento do projeto ocorreu na última semana (8 a 10 de janeiro), no Recife-PE, com a presença de representantes legais e coordenadores das 25 organizações que vão atuar como Unidades Gestoras (UGs) do projeto em diferentes municípios do Semiárido; representantes da coordenação executiva da ASA, equipes de assessoria da AP1MC, Oscip que gerencia os programas da ASA, além de representantes do Departamento Regional do BNDES no Nordeste.

O evento teve como objetivo favorecer o debate sobre as expectativas e perspectivas do P1+2, criar as bases para o planejamento das equipes e definir os instrumentais, além de favorecer a integração entre as equipes técnicas e a equipe de assessoria da Unidade Gestora Central (UGC). Durante a programação, os participantes debateram as bases de execução física e financeira do projeto, conheceram o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga.Net), banco de dados que armazena dados físicos e financeiros dos programas da ASA, bem como debateram as dinâmicas de comunicação da ASA e as ações previstas para esse projeto.

Resultados - Desde que surgiu, em 2007, até janeiro de 2014, o P1+2 já construiu 22.568 mil cisternas-calçadão, 6.351 cisternas-enxurrada, 963 barragens subterrâneas, 826 tanques de pedra, 502 bombas d’água popular (BAPs), 5.929 barreiros-trincheira e 1.813 barraginhas.

Texto: Gleiceani Nogueira. Foto:Adriana Noya
Disponível em www.asabrasil.org.br


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

ASA e BNDES assinam contrato para ações estruturadoras no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005