IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Em 2014 Escola Família Agrícola de Sobradinho supera expectativas com a chegada de novos estudantes

Em 2014 Escola Família Agrícola de Sobradinho supera expectativas com a chegada de novos estudantes

 

A Escola Família Agrícola de Sobradinho – Efas, que oferece ensino fundamental II gratuito (sexto ao nono ano), tem número de matriculados acima do esperado. Neste ano já são 90 matriculados na Escola, destes mais de 50 são novos/as estudantes, que vão iniciar o sexto ano (antiga 5ª série), vindos/as de comunidades rurais dos municípios de Casa Nova, Juazeiro, Sobradinho e Sento Sé. Muitos destes estudantes são oriundos de várias outras comunidades rurais, que ainda não tinham se integrado a escola.

Para a Diretora da Escola, Eliana Evangelista dos Santos Costa, a procura crescente representa o reconhecimento que a Escola tem conquistado nos últimos anos através de empenho conjunto de todo o corpo da Efas e da Associação Comunitária Mantenedoura da Escola Família Agrícola – Amefas, para garantir ensino de qualidade e contextualizado, principalmente, para a juventude do campo. “Nós estamos num momento muito feliz da escola, devido ao trabalho que a escola vem desempenhando. De 15 anos que estou aqui, este foi o primeiro ano de quase 100 alunos...as comunidades estão dando importância ao ensino da escola, que é justamente um ensino voltado para a realidade dos municípios”, contou Eliana.

Com o início das aulas marcado para o próximo dia 16 de fevereiro, a Efas iniciou o ano letivo com a realização da semana de integração e adaptação entre os/as estudantes, professores, monitores e integrantes da Amefas. Momento para os novos e veterano estudantes conhecerem o que é uma Efas, o regimento interno, os professores, a metodologia, a estrutura, entre outros aspectos da escola, além de participarem de atividade de campo.

Para a estudante novata, do sexto ano, Debora Barros da Silva, estudar na Efas é uma oportunidade de aprender mais e buscar novos conhecimentos para garantir uma melhor qualidade de vida no futuro. Debora, natural de Sento Sé, da Comunidade Piçarrão, explica que decidiu junto com a mãe se matricular e seguir seus estudo na Efas.


Planejamento
Na primeira semana de fevereiro professores/as, monitores/as, direção e coordenação pedagógica estiveram reunidos na jornada pedagógica para planejar o ano e, principalmente, garantir a formação continuada da equipe. Este momento contou com o apoio do Irpaa através do Eixo Educação. Instrumentos pedagógicos como o plano de estudo, caderno da realidade, aulas práticas, que já fazem parte da rotina das crianças e dos/as adolescentes que todos os anos frequentam a Efas, serão mantidos e aperfeiçoadas para atender a demanda do ensino.

A revisão dos temas dos planos de Estudo também foi debatida na jornada pedagógica, afim de garantir que as pesquisas, que vão orientar o trabalho pedagógico em 2014, sejam realizadas de forma qualitativa e contextualizada. “ É importante a revisão dos temas. Teve alguns temas em 2013 que a gente notou que estava meio desconectado das séries”, considerou Eliana.


Histórico
A Efa Sobradinho já existe há 24 anos, tendo surgido no contexto do pós construção da Barragem de Sobradinho, onde muitas famílias foram relocadas após terem tido suas casas e terras cobertas pelo lago. A entidade de ensino e a Amefas foram criadas com o propósito de atender os anseios das comunidades rurais, no sentido de propiciar estudo básico diferenciado para as/os jovens, dialogando com a problemática da ausência ou má qualidade da educação formal na área rural.

Por não ser diretamente vinculada aos poderes públicos, a escola não conta com recursos governamentais, por isso é financiada por organizações regionais e internacionais e ultimamente tem contado com o apoio de algumas prefeituras e secretarias da Bahia. Eliana, que também é ex-estudantes da Escola, explicou que a escola tem passado por muitas dificuldades, mas tem superado estes momentos com o apoio, principalmente, das comunidades.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em 2014 Escola Família Agrícola de Sobradinho supera expectativas com a chegada de novos estudantes

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005