IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Fossa ecológica é uma possibilidade para área rural de Sobradinho

Fossa ecológica é uma possibilidade para área rural de Sobradinho

Com o intuito de discutir e apresentar para produtores/as da comunidade Terra Nossa, em Sobradinho, possibilidade de melhorias na qualidade de vida, uma equipe de colaboradores/as do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa realizou uma atividade coletiva sobre fossa verde, um sistema simples e de fácil manutenção que recebe e trata o esgoto domiciliar, já que na comunidade não há saneamento básico. Cerca de 20 famílias atendidas pela Assessoria técnica e Extensão Rural – Ater participaram deste momento de troca de experiência, discussão e atividades práticas, que envolveram as/os participantes em todas as etapas.

A conversa começou logo pela manhã no último dia 18, com a discussão sobre os problemas que a comunidade vem enfrentando por falta do esgotamento sanitário. Os/as moradores/as relatam que estão sofrendo com as fossas estouradas e o problema tem se agravado, deixando o esgoto a céu aberto nos quintas, onde geralmente estão as cisternas, plantas e que também são locais de trânsito constante dos/as moradores/as.

Diante desta realidade, a equipe do Irpaa junto com as/os moradores locais decidiram realizar este momento para aprofundarem sobre uma das alternativas para a solução deste problema, sem desconsiderar a obrigação do poder público de garantir este direito. Foi apresentada uma fossa ecológica, capaz de tratar o esgoto no próprio quintal da casa sem causar danos a saúde dos/as moradores/as e do solo, evitando também o contato do esgoto com o solo. Os resíduos oriundos do banheiro são direcionados para a fossa verde construída e dentro dela são colocadas camadas de materiais que possibilitam a filtragem dos resíduos, separando o sólido do líquido e tratando à água do esgoto. O material sólido se transforma em adubo e pode ser retirado a cada cinco anos da fossa e o líquido é absorvido pelas bananeiras que são plantadas na área superficial da fossa.

Na casa de D. Maria Jucicrene de Araújo, participante do Projeto de Ater, a fossa estourou, assim como a de outros/as moradores/as, e está deixando o quintal alagado de esgoto. Ela não sabe como resolver o problema, mas acredita na organização da comunidade para lutar pela solução junto ao poder público ou em mutirão. D. Maria afirma que a realização desta conversa sobre fossa verde foi importante também por ela não conhecer a técnica simples e espera por outras interferências do Irpaa.

 


Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Fossa ecológica é uma possibilidade para área rural de Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005