IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Coordenadores/as de Educação de Juazeiro recebem formação sobre Convivência com o Semiárido

Coordenadores/as de Educação de Juazeiro recebem formação sobre Convivência com o Semiárido

 

Cerca de 80 coordenadores/as de escolas da rede municipal de Juazeiro, tanto da sede quanto do interior, participaram nos dias 27 e 28 de fevereiro de mais um momento de formação sobre o Semiárido e suas viabilidades. O encontro aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues, local onde o Irpaa promove boa parte de seus encontros, formações e cursos.
 
Essa formação com os/as coordenadores/as de educação do município de Juazeiro faz parte de uma parceria entre o Irpaa e a Prefeitura no intuito de não somente conhecer e discutir o Semiárido, mas levar o tema da Educação Contextualizada para as escolas do município na perspectiva de torná-la uma política pública de educação. O município de Juazeiro, por sua vez, demonstra muito interesse pelo tema, o que se constata, por exemplo, no trabalho da Escola de Formação de Juazeiro (EFEJ) que tem incluído a Convivência com o Semiárido como um dos temas prioritários a ser trabalhado pelos/as pedagogos/as, professores/as e gestores/as de educação. A diretora de ensino da Secretaria de Educação de Juazeiro, presente durante os encontros, destaca que a discussão foi tema durante a última Jornada Pedagógica realizada no municipio entre os dias 20 a 23 de janeiro.
 
Durante os momentos de formação no Centro Dom José Rodrigues, os/as educadores/as se depararam com um cenário bem peculiar e composto pela Caatinga, cisternas e criatório de animas, elementos que para a professora Luizineide Souza, coordenadora da Escola Aidê Fonseca, tudo isso remete muito a sua história como pessoa cuja infância está intimamente ligada a esta região.
 
Para o pedagogo e colaborador do Irpaa, José Moacir, facilitador desse encontro, a presença dos/das educadores/as no Centro de Formação da entidade serve também para discutir a região, além da área rural, temas que vão aparecendo durante as discussões e que tudo serve como um despertar que surge nas pessoas que se sentem incentivadas a produzirem seus próprios materiais paradidáticos a partir de suas experiências. Moacir diz que com o início das práticas e exposição dos conteúdos sobre o Semiárido nas escolas, as/os estudante, as/os professores/as e a localidade onde a escola está inserida terão uma visão diferenciada sobre a região a partir das possiblidades e viabilidades que transformam a região em lugar possível para todos e todas viverem com dignidade.
 
Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Coordenadores/as de Educação de Juazeiro recebem formação sobre Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005