IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário irá refletir o passado e discutir presente e futuro do Vale do Salitre

Seminário irá refletir o passado e discutir presente e futuro do Vale do Salitre

Acontecerá no próximo domingo, dia 16, o Seminário “Salitre: de onde viemos? Para onde vamos?”, evento que acontecerá das 8h às 16h na sede da Associação de Alfavaca, no Vale do Salitre, em Juazeiro.

A intenção é reunir representações das comunidades salitreiras e das escolas para discutir a realidade sócio-cultural, política e econômica do Vale, que há mais de 30 anos é referência na região com relação a má gestão dos recursos hídricos, chegando a haver sérios conflitos ao longo do tempo., inclusive mortes, devido aos problemas decorrentes deste contexto.

Na programação, será apresentada a história de opressão, lutas e conquistas do povo salitreiro, desde a época do massacre indígena às margens da foz do Rio Salitre, até o momento atual de expansão do Perímetro Irrigado, que traz elementos como, por exemplo, a instalação da empresa Agrovale, maior produtora de cana-de-açúcar da região que foi contemplada com lote empresarial no Perímetro, até então gerido pela Codevasf.

Aberto à participação também de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e da imprensa, o evento se propõe a ser um momento de reanimação das lutas do povo do Salitre e fortalecimento da organização popular frente ao cenário atual que se diferencia conforme a situação do Rio Salitre em cada comunidade.

A programação terá início com o café da manhã comunitário e apresentações artísticas e em seguida será apresentado o histórico da região a partir da visão de jovens salitreiros/as que participam da organização do evento. Haverá trabalho em grupo para discussão e formulação de propostas. Em um segundo momento, antes dos encaminhamentos finais, estarão na mesa a Comissão Pastoral da Terra e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, trazendo reflexões acerca do modelo de desenvolvimento historicamente imposto ao Vale do Rio Salitre.


Inauguração de Biblioteca Comunitária

Na abertura do Seminário acontecerá também a inauguração do Núcleo de Leitura D. José Rodrigues, uma iniciativa que tem incentivado a prática da leitura em bairros e comunidades da região. Para receber o Núcleo foi reformada uma das salas da sede da Associação Comunitária, que ficará responsável pela gestão da Biblioteca.

A comunidade irá receber também a Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que no Sertão do São Francisco vem sendo difundido pelo Irpaa. A Arca será entregue com um acervo de 200 livros e deve contar com a participação voluntária de “Agentes de Leitura” para garantir o funcionamento do programa.

A organização do evento solicita a doação de livros para o acervo do Núcleo e da Arca e informa que haverá almoço e lanche para as/os participantes.


Assessoria de Comunicação
Érica Daiane Costa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário irá refletir o passado e discutir presente e futuro do Vale do Salitre

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005