IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

 Pela primeira vez atendida por projetos sociais executados pelo Irpaa, a comunidade de Baraúna, no Vale do Salitre, em Juazeiro, esteve reunida no último dia 13 na sede da Associação para avaliar o serviço de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater – que há um ano vem sendo desenvolvido na comunidade.

O encontro reuniu beneficiários/as do projeto que receberam a primeira parcela do fomento e investiram na criação de animais de pequeno e médio porte, como galinhas, e cultivo de fruteiras como maracujá. Historicamente, o povoado cultiva pequenos pomares nos quintais e roças e cria animais para consumo da família, atividade que aos poucos foi dando lugar à cultivos temporários irrigados, mas que volta a ser estimulada a partir da assessoria prestada pelo Irpaa.

A partir de trabalhos de grupo, foram elencados pontos positivos e negativos, questionamentos e avanços. A jovem Ilka Ribeiro, integrante de uma das famílias beneficiárias e membro da associação comunitária, destacou que o projeto vem contribuindo para fortalecer a união da comunidade, chegando a reaproximar algumas pessoas da própria associação.

O técnico responsável pelo projeto na comunidade, Josemário Gonçalves (Bubu), explicou o funcionamento do projeto e lembrou os passos que a comunidade pode vir a dar por meio da organização. “Eu acredito que ele (o projeto) é um pontapé inicial para a mudança”, incentivou Josemário ao mencionar programas e outras formas de fomento que as famílias podem vir a acessar.

Um dos grupos avaliou que o valor do fomento pode contribuir significativamente com a continuidade da iniciativa, desde que haja uma boa administração. O jovem agricultor Murilo Pereira relatou a discussão do grupo mencionando que no início a comunidade não acreditava na concretização do projeto, mas agora reconhece a importância para o fortalecimento da organização comunitária.

A reivindicação principal é de que outros projetos possam vir a contemplar todas as famílias, considerando a relevância para a melhoria da qualidade de vida na região através do acesso às políticas públicas.

Atividade Recreativa

Enquanto as mães e pais participavam da reunião, as filhas e filhos estiveram envolvidos/as na atividade recreativa, uma ação integrante do projeto que visa incluir as crianças também na discussão sobre a Convivência com o Semiárido. A partir de jogos educativos contextualizados, músicas, desenhos e a interação do grupo com o recreador Neilton Valentim, uma série de informações foram agregadas na “bagagem” da turma que, segundo Neilton, é muito ativa e responde bem ao trabalho. Shirley Naiara de Lima, de 10 anos, disse que é a segunda vez que participa e tem gostado: “eu acho muito bom, porque tem muitas atividades, é bom que nós se junta as crianças tudinho para vim”.

O Ater integra o Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e, além de Juazeiro, é executado pelo Irpaa em Canudos, Uauá, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova, no sertão da Bahia.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade salitreira avalia serviço de Ater prestado pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005