IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Estudantes do 4 º e 5º ano da rede municipal de ensino estudarão com os livros didáticos contextualizados, “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”, ainda este ano. Estes livros irão compor o conjunto de materiais didáticos destas turmas, uma das ações do Projeto de uso de material didático contextualizado com o Semiárido, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Juazeiro (Seduc) que foi lançado no dia 11 de abril. A publicação é da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) e a 2ª edição está sendo apoiada pela entidade alemã Rückenwuind – Brasilien. e. V.

Esta iniciativa tem o objetivo de contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem através de um processo que envolve o uso de materiais didáticos contextualizados, a formação dos(as) educadores e educadoras e a sistematização da experiência(do trabalho pedagógico). Edineuza Ferreira, coordenadora do projeto e uma das autoras do livro, explica que esta ação possibilitará à comunidade escolar vivenciar a experiência de trabalhar com livros contextualizados à sua realidade sem ferir a Lei de Bases da Educação( LDBN 9.394/1996 ) e sem deixar de ter acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade.

O material didático vai ser distribuído para 3.654 estudantes do 4º e 5º ano, de 21 escolas municipais da sede e 38 escolas do campo, do município de Juazeiro, a partir deste mês. O diferencial deste projeto é o acompanhamento pedagógico articulado entre o Irpaa,e a Seduc, junto às instituições envolvidas, até o final 2015

Ao longo do projeto os/as educadores/as terão formação, com encontros mensais, sendo o primeiro encontro ainda este mês, no dia 26 de abril e orientações contínuas(semanais) que subsidiarão a sistematização da experiência.

A gestora escolar, Rúzia do Nascimento Lima, acredita que o livro venha contribuir para que os professores possam trabalhar, em sala de aula, de fato a educação contextualizada. “Os livros didáticos não são direcionadas a nossa realidade, agora vai ser um trabalho de qualidade bem maior com este livro que estamos recebendo. A gente quer mesmo que aconteça e que os professores abracem esta proposta”, afirma.

O livro é multisseriado, traz uma abrangência multidisciplinar, ou seja, a disciplina não é o centro do conteúdo, como explica Edineuza: “a disciplina encontra o momento certo de contribuir”. O objetivo não é tratar exclusivamente da disciplina, por exemplo, a geografia, mas como a/o estudante pode compreender a geografia, o português, a história, a partir da sua própria realidade, relacionando estes conhecimentos com o que é global.

Para a representante da Seduc, a diretora de valorização do professor e formação continuada, Carliane Oliveira, a expectativa é que a partir da utilização deste material tenha-se uma qualificação no ensino e assim “formar um sujeito diferente”. Ela explica que esta parceria com o Irpaa, que já existia, vem gerando bons resultados para a educação municipal, como a formulação de diretrizes político pedagógicas (para a convivência com o Semiárido), do município. Diante disso, a outra expectativa é dar continuidade ao uso deste material didático para além de 2015.

O nascimento do livro

O livro Conhecendo o Semiárido volume 1 e 2 é uma produção coletiva da Resab, tendo como autoras Cláudia Maísa Antunes Lins, Edineuza Ferreira Souza e Vanderléa Andrade Pereira. A iniciativa começou em Juazeiro, através do Irpaa, que logo lançou a proposta de construção do material para todo o Semiárido, através da Resab. Ele foi produzido de 2002 a 2005 e, em 2010, teve a sua 2ª edição publicada. Antes da publicação, o material foi testado  em todos os estados do Semiárido Brasileiro,  sendo em duas escolas de cada um destes municípios. Ao final desta avaliação junto a educadores/as e estudantes, o material teve a sua 1ª edição impressa e, desde então, é distribuído pela Resab.

Edineuza Ferreira, na sua apresentação, explicou que o livro surgiu das experiências exitosas de educação neste região e, principalmente, pela ausência de materiais didáticos com a perspectiva de contextualização [com o Semiárido]”, explicou.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005