IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Projeto desperta crianças e adolescentes para a produção de comunicação comunitária

Projeto desperta crianças e adolescentes para a produção de comunicação comunitária

Crianças e adolescentes de cinco municípios do Território do Sertão do São Francisco apresentaram, na última sexta-feira (9), os resultados de oficinas em técnicas de comunicação do projeto “ABC da Mídia: Educomunicação em Foco”, durante seminário realizado no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA).

O ABC da Mídia, que teve apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), foi elaborado pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco e envolveu cerca de 100 estudantes de escolas públicas dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho e Remanso. O projeto teve como objetivo contribuir para o despertar da cidadania crítica a partir da comunicação.

“A oficina foi muito boa, gostei muito. Eu me senti muito bem, foi a primeira vez que eu apresentei um programa de rádio. E agora eu tenho vontade de ajudar a fazer um blog para nossa escola e um programa voluntário na rádio comunitária de minha cidade”, avalia Vitória Quezado, 12, de Curaçá.

Uma das convidadas do seminário, que finalizou a primeira etapa do projeto ABC da Mídia, foi a coordenadora do Programa Mais Educação de Juazeiro, Batuyra Souza. Na ocasião, ela ressaltou a importância dos meios de comunicação para o processo pedagógico. “O uso dessas tecnologias é uma das ferramentas que mais atraem os alunos para processos de ensino-aprendizagem”, afirmou Batuyra.

De Remanso, o professor Marcos Paulo ajudou a organizar no município uma oficina com estudantes sobre vídeo, fotografia e criação de blogs. Para ele, atividades deste tipo ajudam os alunos a terem uma nova visão escolar. “A gente acredita que dessa forma, o aluno se aproxima mais da escola, ele se sente mais pertencente à escola, passa a cuidar mais dela”, ressalta.

Já o jornalista Paulo Victor Melo, integrante do Coletivo Brasil de Comunicação (Intervozes), também convidado para o evento, lembrou que os meios de comunicação são instrumentos de divulgação ideológica. “As pessoas que estão à frente dos meios de comunicação querem disputar a sociedade”. Além disso, de acordo com o jornalista, “os meios de comunicação formam repertórios culturais em nossas mentes”.

Organizador destas atividades, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco é um coletivo que ao longo dos últimos cinco anos vem propondo a diferentes atores sociais da região, como rádios comunitárias e escolas, ações de comunicação para o desenvolvimento humano.


Texto e Foto: Fórum de Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto desperta crianças e adolescentes para a produção de comunicação comunitária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005