Notícias
14.10.2009
Brasil e China discutem captação de água de chuva
Políticas de acesso à água e segurança alimentar e nutricional - Um diálogo entre as experiências na China e no Brasil”. Este foi o tema do Simpósio realizado dia 5 de outubro, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o apoio da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC).
No período da manhã, houve uma palestra com o pesquisador Zhu Qiang, especialista em captação de água pluviais da Universidade de Tsinghua e do Departamento de Recursos Hídricos da Província de Gansu da China. O pesquisador foi um dos idealizadores do Programa “Providenciando água para uso humano e para animais”, conhecido como “1+2+1”. Seu trabalho foi referência para a elaboração do Programa Um Milhão de Cisternas, no Brasil.
Zhu Qiang iniciou sua apresentação compartilhando informações sobre a situação dos recursos hídricos na China. O país tem a sexta maior quantidade de recursos hídricos no mundo. Mas, devido à grande população, a disponibilidade de água per capita é de um quarto da média mundial. Além disso, a distribuição dos recursos hídricos é desigual, nos aspectos espaciais e temporais.
De 1988 a 1994, o Instituto de Pesquisa de Gansu para Conservação de Água (GRIWAC) iniciou, com o apoio do governo, um projeto de extensão sobre captação de água de chuva. A idéia era atender a demanda de uso doméstico e de produção.
Em 1995, uma grave seca atingiu o noroeste da China. “Milhões de pessoas e os animais estavam sob a ameaça de sede”, explicou Zhu Qiang. Com base nos resultados positivos do projeto de extensão, o governo lançou o Programa “1+2+1”, visando solucionar os problemas de consumo para a população rural na região onde não havia água disponível. O governo apoiou as famílias com o fornecimento de 1,5 tonelada de cimento para a construção de uma superfície de captação composta por telhas e pátio revestido de concreto, dois tanques de armazenamento para uso doméstico e irrigação da horta e um pedaço de terra para cultivo de hortaliças e árvores frutíferas.
“Talvez, o papel mais importante do projeto tenha sido fazer com que as pessoas reconheçam a importância da água de chuva”, avalia Qiang. As ações continuaram, na Província de Gansu. E permanecem até os dias atuais. Há razões para o sucesso do Programa: “Destacamos as atividades iniciais de investigação e demonstração, o apoio governamental e a motivação das famílias”.
Entretanto, há desafios a serem superados: os pontos fracos são o abastecimento doméstico, o monitoramento e a melhoria da qualidade da água. “Embora os agricultores tomem cuidado na limpeza da área antes da chuva, é preciso dar mais atenção à qualidade. Quanto à irrigação, problemas de gestão foram responsáveis pela baixa eficiência. Além disso, alguns agricultores têm dificuldade para aceitar novas idéias”, explicou Qiang.
Experiências Brasileiras
No período da tarde, houve um painel sobre “Políticas governamentais de acesso à água e segurança alimentar: uma reflexão sobre os impactos sociais e sustentabilidade”. As apresentações foram iniciadas pelo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, que apresentou iniciativas do governo brasileiro para acesso à água e segurança alimentar e nutricional, com base nos seguintes temas: consumo humano, produção de alimento e educação. “As atividades integram um conjunto de ações que nasceu em janeiro de 2003, quando o presidente Lula elegeu o combate à fome como prioridade e instalou uma estratégia política, conhecida como Fome Zero”, contextualizou Moreira.
Na sequência, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas, destacou quatro políticas públicas ligadas à agricultura familiar: Pronaf Semiárido, Programa Garantia Safra, Lei sobre Alimentação Escolar (Lei N. 11.947/2009) e projeto de lei em tramitação sobre assistência técnica e extensão rural. Já o chefe da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Codevasf, Elton Cruz, explicou o que é o Programa Água Para Todos: “A proposta é levar água potável às comunidades rurais. Nesta primeira etapa, serão atendidos 106 municípios. As atividades devem envolver comunidades ribeirinhas que estão num raio de 15 quilômetros à margem do rio São Francisco”. O Programa prevê construções de cisternas de placa e o equipamento de poços já existentes, dentre outras ações.
Na última parte do Simpósio, foi abordado o tema “Experiências na Implantação de Projetos de Acesso à Água no Semiárido Brasileiro”. O representante da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Naidson de Quintella, destacou iniciativas da sociedade civil organizada. Quintella também criticou o entendimento de que o Semiárido seria uma região inviável: “Essa concepção marcou, durante muito tempo, a leitura do que era a região. Essa seria povoada por pessoas incapazes que deveriam, portanto, receber políticas, doações etc. A ASA parte de uma perspectiva diferente. Propõe um Semiárido decente, que respeite a realidade do seu povo. Para tal, enquanto um conjunto de organizações da sociedade civil, a ASA lança um novo olhar sobre a região. Em vez do combate a seca, a proposta é buscar a convivência com o Semiárido”, explicou Quintella.
A explanação seguinte foi realizada pela superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, Ana Torquato, que apresentou o Projeto Cisternas nas Escolas. “Como metodologia, priorizamos a integração entre as esferas de governo – federal, estadual e municipal – e a sociedade civil organizada. Há um controle social ativo”, explica Ana.
Por fim, o gestor de programas nos Convênios Municipais de Alagoas, Edilson Ramos, compartilhou informações sobre o processo de construção de cisternas nos municípios. “Nessa modalidade, buscamos aperfeiçoar a realidade local partindo da importante metodologia desenvolvida pela ASA”, explicou Ramos.
Encaminhamentos
Após as palestras, a moderadora e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elza Braga, sugeriu alguns encaminhamentos, considerando as reflexões dos/as palestrantes e participantes. “Precisamos construir um espaço mais amplo para discutir as políticas de acesso à água. Além disso, como foi dito, é necessário criar novas dinâmicas, aprimorando as reuniões e intercâmbios que já ocorrem. Podemos, ainda, buscar o aprofundamento do intercâmbio com a China, visto que ambos os países podem se beneficiar com a troca de conhecimentos”, propôs.
A diretora do departamento de política de segurança alimentar e nutricional do MDS, Neila Batista, informou que o governo brasileiro buscará formas para manter essa dinâmica entre os dois países. Quanto às ações de acesso à água e segurança alimentar e nutricional, “ainda existem desafios institucionais, como o marco legal e o financiamento de políticas públicas. Para encontrarmos soluções, precisamos fortemente da participação da sociedade civil”.
Depoimento
João Gnadlinger integra a diretoria da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC). Ele participou das articulações para a realização do Simpósio “Políticas de acesso à água e segurança alimentar e nutricional - Um diálogo entre as experiências na China e no Brasil”. Em depoimento ao Portal da RTS, João Gnadlinger fez um breve histórico sobre diálogos entre Brasil e China:
“Em 1995, tivemos o primeiro contato com a China. Já em 1999, o professor Zhu Qiang veio ao Brasil e falou que, na China, havia um milhão de cisternas implementadas. Na ocasião, ele também apresentou o Programa “1+2+1”. Essas informações influenciaram o pensamento, no Semiárido, sobre captação de água de chuva, inspirando a criação do Programa Um Milhão de Cisternas.
Em 2003, num simpósio de captação de água de chuva, nos lembramos novamente da experiência chinesa. Como consequência, já em 2004, aconteceu uma reunião no Dia Mundial da Água, em Juazeiro, onde foi formado um grupo de trabalho e surgiu a idéia do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Posteriormente, a ASA assumiu a iniciativa. Evidentemente, as tecnologias são brasileiras, são experiências das pessoas do Semiárido, mas tivemos uma influência da China.
Neste ano, a ABCMAC realizou o 7o Simpósio de Captação e Manejo de Água de Chuva (28 de setembro a 1o de outubro) e, na preparação, pensamos numa participação internacional. Consideramos importante convidar o professor Zhu Qiang para falar sobre as ações atuais do Programa “1+2+1”, na China. Sua participação foi possível, com o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Daí, aproveitamos sua presença no Brasil para realizar, também, este encontro em Brasília.
Avalio que essas articulações foram positivas. É importante que o diálogo Brasil-China prossiga. Também existem outras demandas internacionais. Eu participei do Fórum Mundial da Água, na Turquia, no início deste ano. Falamos sobre sistemas de captação de água de chuva, utilizados no Brasil. Recentemente, recebi uma correspondência de uma instituição que quer construir cisternas. De onde você pensa que vem esse pedido? Vem dos Estados Unidos, na Califórnia”.
Por Michelle Lopes – Assessora de Comunicação da RTS
(com informações da Ascom/MDS)
Veja também
- 22.05.2013 Autovisão apresenta a BAP em abertura do ano da Alemanha no Brasil
- 13.05.2013 Em Juazeiro, Conferência das Cidades discutiu impactos do Urbanismo no Rio São Francisco
- 10.05.2013 Conferência Municipal da Cidade de Juazeiro aprova duas moções de repúdio relacionadas à discussão sobre o Rio São Francisco
- 08.05.2013 Deputados estaduais aprovaram o projeto que revoga a lei de privatização da Embasa
- 07.05.2013 Vazão do Rio São Francisco é reduzida
- 03.05.2013 Entidades civil e governo discutem sobre projetos hídricos na Bahia
- 26.04.2013 Usos da água do São Francisco foi destaque em reunião Câmara Consultiva do CBHSF
- 24.04.2013 Membro da Aliança Internacional para Captação de Água de Chuva visita a região
- 23.04.2013 Seminário em Petrolina (PE) discutiu privatização da água e lei de saneamento básico
- 09.04.2013 Em 2013, ação da ASA chegará para mais de 48 mil famílias no Semiárido
- 05.04.2013 Entidades do Projeto Mais Água fazem intercâmbio em Curaçá
- 01.04.2013 ASA volta a construir cisternas em escolas do Semiárido
- 22.03.2013 22 de março Dia Mundial da Água
- 08.03.2013 Vitória da luta popular: Ilha do Fogo volta ao povo!
- 07.03.2013 Produtores rurais ocupam e assumem comando de estações de bombeamento em Petrolândia (PE)
- 08.02.2013 ASA reafirma parceria com MDS para implementação de tecnologias sociais no Semiárido
- 04.02.2013 Previsão continua indicando deficiência de chuvas para o Norte do Nordeste
- 29.01.2013 A seca e o olhar sudestino
- 18.01.2013 BAP: tecnologia garante a dessedentação animal e outros usos nesta estiagem
- 14.01.2013 Famílias sertanejas comemoram água armazenada nas últimas chuvas
- 12.01.2013 Festa seca ou fome alegre? Dilema dos nordestinos.
- 10.01.2013 Cisternas da Discórdia
- 08.01.2013 Ongs defendem reservatórios de alvenaria
- 29.12.2012 Formação e implantação de tecnologias constituem metas do Projeto Mais Água
- 11.12.2012 Chuva não encobre abandono do poder público
- 07.12.2012 Lideranças e Movimentos Sociais do Vale do São Francisco juntam-se ao Coletivo de luta pela Ilha do Fogo
- 06.12.2012 Novo manifesto contra ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército
- 28.11.2012 Agricultores do Oeste do RN se negam a receber as cisternas oferecidas pelo governo
- 26.11.2012 Nordeste poderá continuar com déficit de chuva no início de 2013
- 23.11.2012 Hidroestesia: uma contribuição à Convivência com o Semiárido
- 19.11.2012 Estudo revela impacto negativo nos recursos hídricos do estado
- 16.10.2012 “Viemos aqui para nos reanimarmos para levar adiante essa luta”, diz Dom Cappio ao voltar à nascente do São Francisco
- 04.10.2012 Hoje é dia de São Francisco
- 19.09.2012 Hidroestesia: auxílio para a convivência com a seca no Semiárido
- 18.09.2012 Começa hoje encontro de buscadores/as de água
- 05.09.2012 Governo usa tecnologias diferentes de cisternas no Semiárido
- 30.08.2012 ASA e MDS entregam cisterna de placa número 500 mil
- 17.08.2012 MDS, ASA e academia debatem gestão da água de chuva no meio rural
- 17.08.2012 Capacitação orienta agricultores/as a utilizarem água da chuva para produção de alimentos no Semiárido
- 16.08.2012 Para área rural “só vejo essa tecnologia: trabalhar com agua de chuva”, diz Diretor da ANA
- 15.08.2012 Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
- 13.08.2012 Empresa assina contrato para execução de obras no Médio e Submédio São Francisco
- 09.08.2012 IRPAA integra Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2012
- 07.08.2012 Nem o Exército escapa de irregularidades, na transposição
- 20.06.2012 P1+2 prevê implantação de 240 tecnologias no sertão da Bahia
- 18.06.2012 Loucuras Hídricas
- 11.06.2012 Agricultora recebe ministra do MDS e conta como sua vida mudou com suas cisternas
- 06.06.2012 Atingidos por Barragens discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco
- 04.06.2012 Marcha das Águas lança Carta de Itacuruba
- 02.06.2012 Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não à Usinas Nucleares
- 29.05.2012 Carta de Januária aponta a revitalização popular como o caminho para a recuperação do Velho Chico
- 19.05.2012 Estudantes denunciam má qualidade da água consumida nas comunidades do Salitre
- 08.05.2012 Seca: ASA/BA aponta medidas emergenciais e estruturantes
- 07.05.2012 Estão abertas inscrições de trabalhos para o 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
- 02.05.2012 Indústria da seca: até quando?
- 29.04.2012 SECA NO SEMI-ÁRIDO? QUE SURPRESA!
- 21.04.2012 Seca Política ou Política Seca?
- 28.03.2012 Coordenador da ASA reforça necessidade de fortalecer a água como direito humano
- 26.03.2012 Seca Furiosa
- 23.03.2012 História do Dia Mundial da Água, 22 de março
- 19.03.2012 Marselha, na França, foi a capital da água durante uma semana
- 16.02.2012 Representantes da Autovisão visitam experiências com BAPs no interior de Curaçá
- 01.02.2012 Alerta: Mudanças na Previsão de chuva para o Nordeste
- 31.01.2012 Definidas as bases para continuidade da parceria entre ASA e MDS
- 07.01.2012 FBB e ASA firmam convênio para instalação de cisternas de placas
- 26.12.2011 Assinatura de aditivo com o MDS garante execução dos programas da ASA
- 21.12.2011 Um grito em defesa do Semiárido
- 19.12.2011 Mais de 10 mil pessoas farão protesto nesta terça-feira em Petrolina (PE)
- 17.12.2011 Dilma: presente natalino aos Nordestinos
- 15.12.2011 Decisão do MDS pode levar ao fim o Programa Um Milhão de Cisternas
- 10.11.2011 Audiência Pública discute possibilidade de implantação de Usina Nuclear em Itacuruba - PE
- 01.11.2011 IRPAA lança nova edição da cartilha “A Busca da Água no Sertão”
- 29.10.2011 Caravana Anti-Nuclear percorre municípios do sertão de Pernambuco
- 17.10.2011 Movimentos sociais contestam os números da revitalização do Rio São Francisco
- 05.10.2011 Evento em Juazeiro lembra mais um aniversário do Rio São Francisco
- 16.08.2011 Dom Luiz Cappio participa de debate na Univasf nesta terça
- 02.06.2011 Estados da Bacia do São Francisco discutem questão energética
- 19.05.2011 Irpaa realiza seminário de Hidroestesia
- 16.05.2011 Irpaa realiza curso de pedreiros para cisternas-calçadão do P1+2
- 11.05.2011 Agentes que atuam com Projeto Cisternas são contemplados com curso de Formação
- 03.05.2011 Livro sobre Recursos Hídricos em regiões áridas e semiáridas disponibilizado em versão eletrônica
- 02.04.2011 Irpaa apresenta experiência da cisterna de alambrado em evento na Ásia
- 21.03.2011 Irpaa tematiza Dia Mundial da Água
- 18.03.2011 Irpaa realiza intercâmbio do Projeto Aguadas
- 10.03.2011 CREA DE Pernambuco requer Orgão Operador da Transposição
- 03.03.2011 Encontro discute os impactos e as potencialidades da Transposição
- 22.02.2011 Construção de barragens e Transposição do São Francisco violam Direitos Humanos, confirma relatório
- 21.02.2011 Relatoria sobre Transposição do São Francisco e Barragens será apresentada hoje em Petrolina
- 17.12.2010 "O Rio São Francisco e as águas no sertão" - Livro fotográfico será tema de debate em Juazeiro
- 04.12.2010 Projeto Navegando no Velho Chico realiza mais um passeio ecológico
- 08.11.2010 Construções e limpezas de aguadas movimentam comunidades de Uauá e Sobradinho
- 28.10.2010 IRPAA participa de Campanha Nacional para captação de água de chuva no México
- 11.10.2010 Comunidades do Salitre discutem soluções imediatas para uso da água do rio
- 11.10.2010 Romaria em Sobradinho reafirma a necessidade de um projeto de vida para o Rio São Francisco
- 08.10.2010 Primeiro passeio de barca do Projeto Navegando no Velho Chico
- 16.09.2010 Trazendo as terras Semiáridas para o centro das atenções
- 15.09.2010 P1+2 realiza mais uma capacitação de pedreiros para construção de cisternas-calçadão
- 18.08.2010 Cisterna símbolo da mobilização pela água no Semiárido completa 10 anos
- 14.07.2010 Primeira cisterna-calçadão de Juazeiro torna-se modelo de produção
- 09.04.2010 Ações do P1+2 são destaques na revista Globo Rural
- 01.03.2010 CISTERNA DE ALAMBRADO
- 19.02.2010 CISTERNAS DE ALAMBRADO RESISTEM AO TERREMOTO DO HAITI.
- 21.01.2010 Irpaa avança nas metas do Programa Uma Terra e Duas Águas
- 18.12.2009 Alerta de el niño
- 03.12.2009 Notícias da Transposição!
- 10.11.2009 A mentira da revitalização
- 27.10.2009 Comunidade se mobiliza para garantir fonte de água dos animais
- 27.08.2009 Ao povo do São Francisco, do Nordeste e do Brasil
- 05.03.2009 IRPAA participa do I° Colóquio sobre cisternas no Haiti
- 05.11.2008 IRPAA articula oficina estadual do P1+2
- 23.10.2008 Os novos paradigmas no “Congresso Mundial da Água”



