IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias de Sento Sé se preparam para gerir a água para a produção

Famílias de Sento Sé se preparam para gerir a água para a produção

“A gente tem o objetivo de plantar e criar cabra, criar galinha”, revela D. Maria Vieira, 59 anos, moradora da comunidade de Piri, em Sento Sé. Ela mora com o esposo e já projeta como deverá utilizar a água da cisterna para melhorar o trabalho que desenvolve em sua propriedade.

A agricultora foi uma das pessoas que participaram da capacitação das famílias em GAPA (Gestão de Água para a Produção de Alimentos) realizado na comunidade de Piri, em Sento Sé. A atividade faz parte do projeto desenvolvido pelo Irpaa através do P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas). A agricultora conta que com a capacitação viu que a horta e criação de cabras se encaixam nos planos para produção. “Parece que já estou vendo a horta pronta”, diz ela empolgada, imaginando o que deverá mudar na sua vida.

D. Maria Vieira relata que tem tido problemas de saúde e que a cura para os males que enfrenta depende de uma dieta rigorosa. Ela diz que pretende cultivar algumas hortaliças com o objetivo de ter uma comida mais saudável, que auxilie a superar a doença que enfrenta. Ela relata ainda a dificuldade de encontrar na comunidade as hortaliças que precisa. “Tem dias que a gente vai no lugar onde vende verduras e não encontra alface e pepino, que são as minhas comidas mais rotineiras. Com a cisterna “vou ter minha cenoura, meu alface, meu coentro”, planeja.

A beneficiária diz que achou interessante a divisão da roça em áreas específicas para plantio e criação de animais. Outra informação que destaca é o consumo de água pelos animais. “Sabendo disso a pessoa tem o seu controle da água”, esclarece.

O P1+2 conta com o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e é executado nos municípios baianos de Sento Sé, Chorrochó, Uauá.  


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias de Sento Sé se preparam para gerir a água para a produção

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005