1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA

Avenida das Nações nº 04
48900-000
Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481
Fax.: 0055-74-3611-5385
E-mail: irpaa@irpaa.org

I.R.P.A.A. - 2007
Todos os direitos reservados



Espanhol Alemão Inglês





Viver no Sertão é conviver com o clima

O IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada é uma organização não governamental sediada em Juazeiro, na Bahia. A convivência com o Semi-Árido é a sua maior e mais importante meta. Soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região, são as alternativas que o instituto oferece a todos, através de seus diversos projetos. Para o IRPAA, há mais de 15 anos, viver com o Semi-Árido é saber reconhecer o seu valor.

É preciso descobrir que o Semi-árido brasileiro tem muitos recursos e possibilidades e que é uma região diferente das outras do Brasil onde para viver bem, é preciso aprender, primeiramente, a conviver com sua diversidade climática: as chuvas irregulares, os períodos longos de estiagens; as condições do solo, entre outros fatores. Essa convivência se dá principalmente a partir do conhecimento e do domínio das técnicas de produção apropriadas para este clima, buscando uma distribuição justa das terras, das águas e políticas públicas que atendam as demandas da região e garantam a permanência do povo na terra prometida - o Semi-árido brasileiro.






   

Monumento em memória a Antônio Conselheiro. Bendengó, Canudos-BA

Irpaa apóia debates sobre Canudos em Universidades de Juazeiro e Petrolina

Através de palestras e debates, o Irpaa tem contribuído na promoção de interessantes eventos que visam discutir Canudos em diversas perspectiva, onde estudantes universitários tanto de Juazeiro como de Petrolina aprendem um pouco mais sobre esse episódio tão marcante da História brasileira.

Canudos continua sendo um tema iquietante que atrai a atenção não só de estudantes, acadêmicos como de diversos públicos ligados ou não aos movimentos sociais.

Registros do Seminário sobre Canudos na FFPP em Petrolina-PE, em 09 de outubro de 2007

Leia mais..

 

Debates sobre Canudos chamam muita a atenção dos estudantes.

Registros dos debates sobre Canudos na Uneb em Juazeiro-BA, em 02 de outubro de 2007


 

Tipo de cisterna utilizado na Austrália

Irpaa participa de Conferência sobre Sistemas de Captação de Àgua de Chuva na Austrália.

De 21 a 23 de agosto de 2007 aconteceu em Sydney na Austrália a 13ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Captação e Manejo de Água de Chuva. A entidade organizadora IRCSA – Associação Internacional de Sistemas de Captação e Manejo de Áua de Chuva, comemorou 25 anos de atividade na promoção de água de chuva e escolheu a Austrália, o continente mais seco, onde é difícil de conseguir água para beber.

Leia mais...

 
Professores discutindo Educação Contextualizada

Município de Quiterianopólis no Ceará, discute Educação para a Convivência com o Semi-árido.

 

 

 

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, aconteceu o I módulo de formação continuada para os/as educadores/as do município de Quiterianópolis no Ceará, especialmente os que trabalham nos pólos  de Baixio e Gavião.

 

Leia mais...


 


Cerca feita de quiabento


"Recaatingamento"

Com o apoio do IPMC - Instituto Popular Memorial de Canudos, STR, e Paróquia de de Canudos, foi realizado na comunidade de Angico, um seminário sobre "Recaatingamento.

 

Leia mais...

 


José Moacir - Coordenador do Irpaa

Sêca é Sêca. Falta de Água é Política.

Reflexões críticas sobre a visão negativa imposta ao Nordeste, sempre reforçada pela imprensa brasileira, todos os anos, quando a região enfrenta períodos de estiagem.

Leia mais...


Água mineral contribui para o aquecimento global Afdsdsdsdsdffd

Leia maissfsfddfsfdssdfdsfsddsfsdsdinaaaaaaeral



Roberto Malvezzi (Gogó)

Roberto Malvezzi - Prejuízos da Transposição: Um projeto desnecessário para o Semi-árido.

Roberto Malvezzi, membro da CPT, afirma que a transposição do São Francisco representa prejuízos para as populações ribeirinhas e de modo especial, aos povos indigenas.

Clique abaixo para ouvir a entrevista



Dagmar Schmann visitando uma comunidade no interior de Uauá-BA

Cooperante alemã visita o Irpaa.

Dagmar Schumann, do Departamento de Desenvolvimento Rural da Misereor em visita ao Irpaa, conheceu algumas linhas de trabalho da entidade.


Leia mais...

 

Jussara - Expositora da Coopercuc na Fenagri

Cooperativa apoiada pelo Irpaa expôe na Fenagri 2007

Produtos como sucos, doces, geléias e compotas, derivados do umbu, fizeram bastante sucesso na Fenagri 2007.

Leia mais...


Estande do Irpaa

Irpaa expôe suas experiências no Agrishow Semi-árido 2007

Durante a realização do Agrishow Semi-árido no pátio da Embrapa Serviços na Br 428 (entre Petrolina e Lagoa Grande-PE), o Irpaa esteve numa área demonstrativa expondo produtos e materiais informativos ligados à proposta de Convivência com o Semi-árido




Leia mais...

 

Comunidade de Igara

Projeto de Educação em Senhor do Bonfim apresenta diagnóstico para a comunidade.

A apresentação do diagnóstico aconteceu no dia 06 de junho, no auditório do Centro Comunitário de Igara, onde estiveram presentes inúmeras representações populares e públicas envolvidas no projeto como: O Programa Sentinela, o PSF local, ADAC, Associações Rurais, Alunos, Professores, Pais, além de várias Secretarias Municipais de Senhor do Bonfim.

Leia mais...


Rio São Francisco

Aumentam os protestos contra a Transposição do São Francisco

Nas cidades às margens do São Francisco, aumentam os protestos conta o projeto de Transposição, princpalmente depois que o nome do Ministro Geddel aparece ligado ao esquema de corrupção deflagrado pela Policia Federal na operação navalha.

 

 

Leia mais...

 
Agricultores recebem capacitações

Irpaa  e Prefeitura Municipal de Petrolina celebram Parceria

Irpaa e Prefeitura Municipal de Petrolina-PE, firmaram parceria no sentido de realizar a formação de agricultores,  agricultoras e educadores/as nos núcleos de Rajada e Uruás.

Leia mais...