IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Software Livre

28.05.2009

Envie por e-mail

Diferença entre Windows e Linux

Essa é uma pergunta frequênte. Você que é um usuário do Windows a um certo tempo certamente já ouviu falar, por aí, em suas "andanças internetais", sobre esse bicho que é o Linux. Pois muito bem, estou aqui hoje pra mostrar para você que o Linux não tem nada de bicho.

 

O Linux é um sistema operacional que funciona no seu computador assim como faz o Windows. Ele é portátil, significando que você pode usar o Linux em um Desktop ou em um Laptop, assim como se faz no Windows. O Linux é multi-usuário, significando que você pode separar os arquivos e programas de usuários diferentes numa mesma máquina, exatamente do mesmo jeitinho que você faz no Windows.
 
Você que já chegou até aqui lendo esse tutorial há de se perguntar: "Então o Linux é igual ao Windows e eu não devo me procupar com mais nada." Digamos que ele é muito parecido com o Windows, mas também possui as suas particularidades, vamos à elas:
 
 1 - O Linux é um sistema operacional construido por pessoas que dedicam uma parte do tempo livre que dispõem para desenvolvimento de software. Isso quer dizer que ele é feito de uma maneira radicalmente diferente do Windows. Enquanto as pessoas que fazem o Windows são empregadas assalariadas que têm uma empresa como patrão e usam terno e gravata, as pessoas que fazem o Linux estão exatamente como você nesse exato minuto, sentado na frente do monitor se divertindo enquanto não dá a hora do chá com biscoitos.
 
 2 - Por ser feito por pessoas que nem você o Linux é distribuído livremente na internet para que outras pessoas possam usá-lo. Isso quer dizer que ele é livre e gratúito. Sabe aquele monte de licenças e papéis de assinatura que você "ganha" quando compra um Windows? No Linux eles não existem. A licença do Linux é um tipo de "licença aos avessos", que serve para garantir que o uso que se faz do sistema é livre e continuará sendo livre enquanto você estiver vivo.
 
 3 - Por ser livre ele atrái o interesse de muitos aficcionados da internet para o seu meio. Isso quer dizer que ao entrar no mundo do Linux você estará na companhia de mestres de sistemas. Se você tem paciência para ler manuais, cada um dos programas que funcionam em Linux têm seu manual completo, escritos por grandes mestres, explicando e exemplificando cada funcionalidade existente. Se você não tem paciência par ler manuais e pode usar o IRC, existem também grandes mestres em diversos canais da rede que estão dispostos a lhe ajudar com suas dúvidas, simplesmente para "prestarem serviço à comunidade."
 
 4 - Parece um pouco estranho mas é bem assim que as coisas funcionam no mundo Linux. Mais uma particularidade: como é construído através de esforços em conjunto, cada pequeno pedaço do sistema é gerenciado e mantido por um grande número de pessoas ao redor do mundo. Isso garante que esse pequeno pedaço não conterá erros ou falhas de segurança que permitiriam que vírus ou spywares maliciosos invadissem seu computador. É isso mesmo que eu disse: o Linux é imune aos vírus que tanto dificultam a vida das pessoas.
 
 E é isso aí, galera. Como ele não tem vírus o sistema é estável e robusto. Um computador com Linux pode ficar funcionando todo o tempo no ar sem precisar ser desligado. Programas Linux são mantidos atualizados pelo próprio sistema sem que você precise baixar atualizações o tempo todo. Normalmente com um clique e mais nada você atualiza TODOS os programas da computador, inclusive o próprio Linux.
 
 O mais incrível é que junto de todas essas facilidades que eu disse ainda existem, obviamente, os programas e utilitários de um sistema operacional convencional. São utilitários de Office como o OpenOffice.Org, programas de edição de imagens como o GIMP, navegadores de internet como o Firefox, programas de MSN como o Pidgin, programa para compartilhamento de arquivos como o Nicotine (semelhante ao Emule ou Napster), executores de áudio e vídeo (DVD e filmes) como o XMMS e o Totem, além de programas de renderização do universo celeste como o Stellarium.
 Ficou com vontade de Linux? Fique de olho no Guia Nerd para os tutoriais que virão na série!
 
Fonte: http://www.guianerd.com/tutorial/as_diferencas_entre_windows_e_linux/
 

 

< voltar




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005