IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Software Livre

14.05.2009

Envie por e-mail

BrOffice, a melhor alternativa do Microsoft Office

 

BrOffice.org é a versão brasileira da suíte de aplicativos OpenOffice.org, que acaba de ganhar uma nova versão. Famosa por ser a melhor alternativa à suíte da Microsoft, este pacote está com vários recursos melhorados e alguns retoques visuais.
A versão 3.1.0, lançada em maio de 2009, traz mudanças cruciais no Draw, Writer, Calc e melhorias na suíte como um todo, além da correção de mais de 800 erros e melhorias nas ferramentas comuns a todos os aplicativos.
Com diversas funções que não o deixam para trás de nenhum outro pacote do gênero, o BrOffice.org é também uma opção para quem não quer pagar altos preços para ter editor de texto, de planilhas, de apresentações de slides e outros softwares do gênero, tudo isso com qualidade e ótimos recursos.
O Office de código aberto
Um fator interessante presente em todos os programas desta suíte é a opção de salvar arquivos em diversos formatos (inclusive os do Microsoft Office das versões anteriores a 2007), inclusive PDF.
Em outros softwares congêneres, para salvar arquivos em PDF, você teria que salvar o arquivo e então usar outro programa para convertê-lo para este formato, como instalar uma impressora de arquivos PDF. Com o BrOffice você encurta este trajeto, salvando qualquer documento em PDF rapidamente.
Ao todo, são seis programas diferentes que compõe esta suíte, cada um direcionado a uma atividade, tornando-o uma das mais completas soluções para criação de textos, slides, planilhas, base de dados e, inclusive, fórmulas matemáticas. Todos eles possuem corretor ortográfico e a novidade da última versão é o corretor gramatical.
Inovações no BrOffice 3.1.0
A primeira das novidades do BrOffice 3.1.0 é a mudança no uso de imagens dentro dos aplicativos da suíte. Agora há aprimoramentos nas imagens, como o efeito anti-aliasing, ou seja, as bordas do desenho ficam suavizadas, melhorando a visualização da renderização do resultado final. Agora, também, ao arrastar imagens dentro dos aplicativos você pode visualizar o contorno da imagem e uma transparência de 50%, acompanhando o seu cursor do mouse enquanto a arrasta.
A nova versão trouxe aprimoramentos na segurança de seus documentos, permitindo bloqueio por um usuário e visualização de mensagem caso esteja aberto por outro. A suíte também traz aprimoramentos no que diz respeito ao controle de alterações feitas por diferentes usuários em um mesmo arquivo e melhor controle do uso de hyperlinks dentro dos textos, através de funções adicionadas ao menu de contexto. O suporte à multimídia também foi aprimorado nesta nova versão.


Novidades no BrOffice Writer
Correspondente ao Microsoft Word, o BrOffice Writer é possui inúmeros recursos para a criação e edição de textos, não ficando atrás em quase nada de seu principal concorrente. O programa possui um visual simples, com as barras de ferramentas claras e intuitivas, facilitando a vida de qualquer usuário.
A versão atualizada traz aprimoramentos na inserção de comentários nos textos, com a possibilidade de diferentes autores responderem os comentários um do outro dentro de um mesmo documento. Além dessa novidade, os corretores gramaticais, que devem ser instalados separadamente, contam com melhoras significativas e maior facilidade para acessar.
Suas funções vão desde editar e criar um simples texto até a inserir imagens, suporta tabelas, gráficos, desenhos, filmes, sons e muito mais. Com ele será possível criar sumários, cabeçalhos, rodapés e notas, quadros, campos automáticos, paginação, etc. Você poderá também criar envelopes e etiquetas facilmente, apenas informando as dimensões desejadas.
Suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.


O que há de novo no BrOffice Calc
Equivalente ao Microsoft Excel, o BrOffice Calc também é uma ótima opção para quem quer algo simples, porém eficiente, na hora de criar planilhas e tabelas, inserir fórmulas, gráficos, somas, divisões, subtrações, multiplicações, enfim, fórmulas matemáticas em geral para poupar tempo e ganhar precisão na hora de gerenciar valores.
Agora no BrOffice 3.1.0, o Calc trouxe algumas inovações importantes: é possível renomear planilhas com duplo clique e trabalhar com uma janela um popup que auxilia o uso de fórmulas. Há também uma barra deslizante de zoom na barra de status, dicas na barra de fórmulas e melhorias no uso de macros.
Antes, quando você desenhava um gráfico com valores negativos, ele ficava um tanto esquisito, pois as legendas do gráfico ficavam fora dele. Agora é possível escolher as legendas dos gráficos para ficarem próximas dos eixos, deixando os gráficos mais familiares àqueles que vimos na prática de matemática e física, dentro do assistente de gráficos.
Aqui é possível também adicionar bordas, formatar células e tudo mais. Além disso, o programa possui alguns atalhos interessantes logo na barra de ferramenta para a formatação das células, o que deverá economizar o tempo de seus usuários. Como é comum em todos os programas desta suíte, o Calc é dono de um visual agradável e que fará os usuários de qualquer outro pacote de aplicativos se sentirem em casa.
Suporta os seguintes formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.


BrOffice Impress e suas novidades
Programa correspondente ao Microsoft PowerPoint, o BrOffice Impress é simples e também dono de recursos avançados, que permitem aos usuários adicionarem plano de fundo, animações, imagens e tudo o que um bom editor de apresentações de slides deve ser capaz, para possibilitar a criação de um material dinâmico e de qualidade.
O software possui diversos modelos de slides para serem editados e utilizados porquem necessita de algo rápido para organizar sua apresentação. Ele possui ferramentas para alinhamento, para adicionar cor, link, gráficos, e várias outras ferramentas que o capacitam como um aplicativo completo.
O Impress trouxe como novidade um botão para aumentar e diminuir asfontes, semelhante à novidade presente na última versão do seucongênere pago. Essa ferramenta facilita o trabalho dentro dos slides,tornando muito mais fácil encaixar seu texto da forma mais adequadapara sua apresentação.
Suporta os seguintes formatos: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.


BrOffice Base
Semelhante ao Microsoft Access, o BrOffice Base permite a criação e manipulação de banco de dados, de maneira simples e eficaz. Além da criação, com este aplicativo também será possível editar e alterar os dados, executar ordenações, visualizar subconjuntos, gerar relatórios de diversos formatos com um assistente existente dentro do programa apenas paraisso. Suporta somente o formato ODB.
 
O que há de novo no BrOffice Draw
Diferentemente do Microsoft Office, o BrOffice possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.
Ele possui ainda recursos para incrementar suas criações, com sombras, transparências, cores, dégradés, hachuras e até mesmo texturas. Depois de concluída, sua criação pode ser exportada para diversos formatos de arquivos de imagem, bem como para SWF, formato de arquivos Flash.
O BrOffice Draw é o mais afetado com as novas mudanças da versão 3.1.0 da suíte, ficando beneficiado com a melhor performance do trabalho com imagens, graças à suavização de serrilhados,  e algumas novas implementações no trabalho com gráficos, como a pré-visualização do objeto ao movimentá-lo.
Este programa suporta os seguintes formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR e SDD.
 

BrOffice Math
Equivalente ao Microsoft Equation Editor, o BrOffice Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para este tipo de atividade.

O original deste texto, completado por imagens encontra em:

www.baixaki.com.br/download/broffice-org.htm

< voltar


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005