IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Software Livre

24.10.2011

Envie por e-mail

Comprei um computador com Linux - e agora?


Nem sempre a distribuição Linux que vem instalada no computador é aquela que desejaríamos, e na maioria dos casos o costume de anos usando somente Windows dificulta ainda mais a migração ou adaptação.

É nessa hora que entra a paciência e o entusiasmo de descobrir algo novo, que depois de descoberto se torna fácil, agradável, estimulante e principalmente amigável.

Só para constar nesse texto, quando comecei a usar Linux as coisas eram bem difíceis, havia pouco conteúdo e muito comando em texto pra digitar.

Mas graças a comunidade, hoje a coisa é bem diferente, a maioria das distros (de distribuições) são fáceis de instalar e você pode até mesmo testá-las e usá-las rodando no CD, alem de quase tudo ser configurado em modo gráfico.

Minha primeira dica é, não desanime na primeira dificuldade, embora pareça complicado no início, lembre-se que você passou muito tempo usando Windows e terá que aprender a fazer as mesmas coisas no Linux. Coisa que hoje já não é tão difícil, como disse antes.

Na área de download deste site tem várias distros com suas respectivas características e você pode conhecer um pouco mais de cada uma.

A maioria destas distros não precisa ser instalada, basta você dar boot pelo CD e pronto, você vai poder usar o sistema normalmente, só não vai poder gravar nada no HD antes de instalar (é claro que existe recursos pra isso, mas é bom evitar antes de instalar no HD), a que você gostar mais, e achar mais fácil, instale, mas lembre-se de primeiro fazer um backup de seus arquivos importantes.

Escolha a que você achar mais fácil, pois foi o que eu fiz quando iniciei, lembrando que rodando a distro pelo CD, sem instalar no HD, você pode acessar internet, aMSN e a maioria dos serviços normalmente, sem comprometer o computador.

Uma dica que eu dou é, não desista, pois quando eu comecei era bem pior, as distros não eram tão amigáveis como hoje, havia pouca documentação, e boa parte das configurações eram em modo de comando, e hoje já tem modo gráfico pra quase tudo.

Por Diego Azevedo
extraído do site: www.vivaolinux.com.br/

< voltar


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005