
A COOPERCUC, Cooperativa Agropecuária Familiar dos Municípios de Canudos, Uauá e Curaçá na Bahia, promove no próximo 24 de janeiro, na praça São João Batista na cidade de Uauá, a Iº Festa Regional do Umbu. Além de uma programação cultural marcada pela a realização de concursos de cordel, músicas e poesias livres, o evento contará com feiras de exposições de produtos derivados do umbu e oficinas sobre Ecogastronomia, Produção Sustentável, Economia Solidária e Meio Ambiente.
O principal objetivo da Iº Festa do Umbu em Uauá é mostrar os resultados gerados pela cadeia produtiva dessa fruta tão peculiar do Semiárido, que nesta região, tem gerado excelentes oportunidades de emprego e renda no meio rural. O beneficiamento e comercialização dos produtos através da cooperativa, a cada dia, conquista novos mercados nacionais e até mesmo internacionais, por ano, a COOPERCUC chega a exportar mais de 80 toneladas de doces, sucos, geléias e polpas.
A organização da Iº Festa do Umbu em Uauá espera contar com mais de 2.000 (Duas mil) pessoas no evento, principalmente os beneficiários das comunidades rurais onde começa o processo de produção. Representantes de organizações governamentais e não-governamentais que incentivam a proposta da cooperativa também marcarão presença, organizações como IRPAA, Slow-food, Agendha e prefeitura local, estão colaborando com a realização do evento.
União para crescer
Muitas das famílias do sertão utilizam o umbu ha muito tempo, principalmente para produzir alguns produtos artesanais. No entanto, os frutos que se tem em abundância em algumas regiões são vendidos “in natura” e a preços irrisórios para os atravessadores que repassam os produtos nas cidades.
Na busca de uma produção ecológica economicamente viável , socialmente justa e solidária, surgiu em 2003 a COOPERCUC, atualmente composta por 104 sócios, que com muito trabalho contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar.Os produtos fabricados nas 13 mini-fábricas e na sede da cooperativa em Uauá, além de abastecer o mercado interno, começaram a ser exportados para a França e Áustria, com perspectiva de conquistar os paladares italianos, alemães e espanhóis.
A cooperativa criou uma linha de produtos tendo como base os frutos nativos da caatinga , entre eles o umbu e o maracujá do mato. O carro chefe da produção é o doce de umbu em calda, mas outras frutas como manga, goiaba e banana também são envolvidos em uma produção cuidadosa de doces cremosos, de corte, ligth, sucos, geléias, compotas e polpas que saem do sertão para conquistar os paladares de todo o mundo.
PROGRAMAÇÃO (24 de Janeiro)
10:00 h- Abertura (Presidente COOPERCUC)
12:00 h Oficina Slow Food e Ecogastronomia
14:00 h Oficina Economia Solidária
15:00 h Oficina Sustentabilidade e Meio Ambiente
16:15 h Concurso de música , Poesias e Cordeis(voltados para o umbuzeiro)
17:30 h Concurso de Culinária
18:30 h Show Artístico ( Maviel Melo, Nininho de Uauá, Tinho do Acordeon, Marcus Canudos, Claudio Barris, Lulu e Banda)




